1264 visualizações

Criança feliz

outubro 25, 2017

“Criança feliz, feliz a cantar. Alegre a embalar seu sonho infantil.
Oh! meu bom Jesus, que a todos conduz, olhai as crianças do nosso Brasil.”

Quem conhece o trabalho na evangelização infantil em casas espíritas sabe que canções lindas como essa, que todos nós conhecemos na infância, são cantadas alegremente com as crianças. Letras bonitas e simples, igual o coração da criança, que refletem sua pureza.

Lá vemos as crianças protegidas e amparadas pelo amor dos pais, pelos trabalhadores e, sobre tudo, pela Espiritualidade da casa, em nome de Jesus.  Ali são ensinados os valores que a sociedade esqueceu e que precisa resgatar pelo bem de nossas crianças e jovens. Qualquer pessoa de qualquer outra religião é bem-vinda, porque a Evangelização é sobre os valores, tais como a caridade, o respeito, a responsabilidade, a honestidade, a indulgência, a paciência, a perseverança, a humildade. Se você quer saber o que mais, pode achar lá no Evangelho de Jesus, que é a base para qualquer religião e que também pode ser a base para que qualquer empreendimento no mundo seja bem sucedido.

As crianças e os jovens precisam da nossa presença e atenção, não de coisas materiais. Se perguntar para uma criança o que ela prefere, a mãe com ela ou um brinquedo caro, ela vai responder a mãe perto.  Mas a mãe não precisa ter o corpo escultural, nem cabelos e unhas feitas, nem tão pouco ser sexy, as crianças só as querem presentes em suas vidas:  ajudando nas tarefas do colégio, fazendo um bolo gostoso com elas,  contando estórias bonitas, indo às reuniões de pais na escola, cuidando o que elas assistem na TV, cuidando com quem elas se relacionam, ouvindo suas queixas, curando suas doenças  e dando colo nas horas de tristeza. A criança é simples e pura, aberta para internalizar o modelo de conduta que a nossa personalidade impõe pelas nossas ações e reações diárias. Temos uma tremenda responsabilidade como pais, pois se notamos más tendências nos filhos, precisamos orientá-los para o caminho reto enquanto são receptivos. Depois que forem adultos pode ser tarde demais ou muito mais difícil.

A questão é que se a nossa geração de adultos, não conseguiu um mundo moralmente elevado, pois a nossa sociedade está sofrendo as consequências de gerações que valorizaram o dinheiro a qualquer custo, a diversão irresponsável e o egoísmo, então, que se salvem as crianças e os jovens.  Podemos fazer isso agora. Quem despertou tem essa missão.

O mundo é rico em recursos para revertermos este quadro. Vamos usá-los. Vamos valorizar os programas de televisão que mostrem conteúdos saudáveis, incentivar a leitura de boa literatura e apreciação de arte educativa e saudável, usar a internet para instrução e intercâmbio cultural, ir ao parque, andar de bicicleta, ir ao zoológico, educar sobre o uso responsável da água e o correto descarte de lixo. Estes são exemplos de condutas que serão imitados por nossas crianças.

Vamos disseminar o respeito às pessoas, às opiniões alheias, o uso de expressões cordiais com o outro, tais como “Bom dia; boa tarde; boa noite; com licença; obrigada; por favor; você primeiro”. Precisamos resgatar o respeito ao professor, que hoje está totalmente desconsiderado pelos alunos, pelos pais e pelo próprio governo, além do respeito ao morador de rua, ao idoso e ao deficiente físico, enfim, a todo ser humano.

Sabemos que neste planeta a felicidade total não existe, mas o coração da criança ainda não conhece o sentimento do adulto cheio de conflitos e inseguranças e tem o direito de viver a infância na sua plenitude, sentindo-se amada e respeitada em sua pureza e fragilidade. Vamos nos dirigir a elas com palavras doces e suaves para o desenvolvimento da sua autoestima. Vamos dizer a elas do anjo da guarda que  Deus mandou para protegê-las, além de Jesus, o Mestre que veio na terra como homem nos ensinar a amar.

Trouxeram a Jesus algumas crianças para que Ele as tocasse. E, como Seus discípulos afastaram com palavras rudes aqueles que as haviam trazido, Jesus repreendeu-os dizendo:“ Deixem que venham a mim as criancinhas, não as impeçam, pois o Reino dos Céus é para aqueles que se assemelham a elas. Em verdade, Eu digo a vocês: Todo aquele que não tiver a humildade e a pureza de uma criança, não entrará no Reino de Deus”. E, depois de abraça-las, abençoou-as, impondo-lhes as mãos (Marcos, 10:13 a 16).

Maria Lúcia Garbini Gonçalves

Nota do Editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://www.lds.org/media-library/images/jesus-christ-children-1402596?lang=por>. Acesso em: 25OUT2017.

Maria Lúcia Garbini Gonçalves
Maria Lúcia Garbini Gonçalves

Tradutora, mora em Porto Alegre/RS, estudante da Doutrina Espírita, trabalha no Grupo Espírita Francisco Xavier como médium.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?