Página InicialTextos EspíritasComo Deus age

1311 visualizações

Como Deus age

dezembro 28, 2017

Assistimos a um filme muito interessante cujo nome é A Colheita da Fé. É baseado numa história verídica que aconteceu nos Estados Unidos, sobre um pastor que chegou com sua esposa e filho na nova igreja para a qual foi designado, no interior do país. Encontrou uma paróquia com poucos fiéis, desacreditada,  cheia de dívidas, entrando em falência. Para piorar a situação, imigrantes Coreanos, fugindo das dificuldades enfrentadas em seu país, chegam na igreja e pedem abrigo e emprego para o pastor, que se compadece e resolve enfrentar a comunidade preconceituosa e hostil e ajudá-los.

Logo ficou amigo do simpático rapaz coreano que liderava os imigrantes. O pastor também enfrentava o problema que a igreja seria posta à venda pelas dívidas adquiridas nas gestões anteriores.  Mas ele um dia escuta a voz de Deus lhe sugerindo que use as terras da propriedade para plantar o alimento para os imigrantes Coreanos e que, ao mesmo tempo, geraria a renda necessária para pagar as dívidas da igreja. Ali o pastor percebeu todos os sinais que Deus lhe enviava sobre essa solução e que ele não tinha olhos de ver. Conversou com os seus superiores sobre os seus planos e conseguiu o consentimento que precisava para o seu projeto.

Entusiasmado e usando do seu carisma, juntamente com o coreano líder, conseguiu o apoio e simpatia da comunidade. Todos os coreanos se puseram a preparar a terra, juntamente com os principais fiéis da igreja. Interessante foi o fato que no dia que começaram a preparar a terra, o pastor percebeu que o capítulo da bíblia programado para o seu sermão daquele dia, que já vinha pronto da congregação, era justamente  A Parábola do Semeador.

O pastor e toda a comunidade enfrentaram grandes problemas, até para conseguir um trator para aguar a terra, mas no fim ele venceu todas as etapas até que os vegetais cresceram e estavam quase prontos para serem colhidos e vendidos. Mas a chuva veio forte na hora imprópria e todos tiveram de colher o que pudessem às pressas. O pastor convocou a comunidade para trazer sacas para guardar os vegetais da colheita e todos prontamente foram colaborar como podiam. No fim, todos os esforços foram inúteis, pois perderam a maior parte.

O pastor estava triste e decepcionado, tentando entender como que Deus fez todos plantarem e mandou chuva na hora errada para eles perderem tudo? Neste momento, sua esposa, que sempre o apoiou com o seu bom senso e equilíbrio, chamou-o para olhar o que restou no campo derrotado pela chuva.  O pastor emocionou-se ao ver que apesar da perda material, estavam ali reunidos todos os fiéis da igreja que haviam a abandonado, unidos afetuosamente aos coreanos.

Depois disso os administradores da igreja acharam um jeito de pagar as dívidas, e até hoje recebem  e acolhem imigrantes coreanos.

O jeito como Deus age em nossas vidas é como vimos nesse filme.  Por isso a expressão popular que diz: Deus escreve certo por linhas tortas.  Mas não são tortas, não. São didaticamente pensadas, sob medida para nós, para o nosso aprendizado. Nosso Pai vai consertando tudo em nossas vidas, mas do jeito Dele, não do nosso. A fé é isso.  Acreditar que tudo vai dar certo no final e enfrentar a adversidade com equilíbrio.

O pastor lutou todo o tempo, com perseverança, e teve uma confiança em si mesmo impressionante. Todos duvidavam que ele pudesse fazer tudo o que fez.  Ele nos serve de ilustração para o que está em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo 19, item 11, A fé, para ser proveitosa, deve ser ativa, não deve ficar adormecida. A fé é a mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus e deve estar sempre atenta para que essas virtudes se desenvolvam.

A esperança e a caridade são as consequências da fé. Essas três virtudes formam um trio inseparável. Não é a fé que dá a esperança de se ver cumprir as promessas do Senhor? Pois, se não há fé, que amor se pode ter? E que amor será esse?

O pastor tinha fé, coragem e amava os fiéis e foi caridoso com os coreanos.

São Francisco de Assis ensinava a Frei Leão, quando iam de Perusia para Santa Maria dos Anjos,  que a perfeita felicidade é quando passamos pelas piores adversidades e as suportamos com paciência e alegria, essa sim seria uma prova do que é a real felicidade. A pessoa que enfrenta as provas serenamente, já entendeu que é assim que Deus age em nossas vidas para concertar as coisas de maneira permanente.

Quantas histórias lemos, ouvimos, ou vivenciamos onde a pessoa começa acreditando que irá para uma certa direção, mas tudo entra em colapso e a vida muda de direção, mas no fim  tudo fica bem, de um jeito melhor ainda. Por isso, na hora da dor, deveríamos agradecer a Deus, pois as coisas estão sendo corrigidas para o desenlace a que Deus nos conduz.

Sigamos a nossa vida em paz, fazendo o melhor que podemos,  pois sabemos que Jesus está no leme deste barco, guiado por Deus.

Maria Lúcia Garbini Gonçalves

 

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <http://portalfama.com.br/filme-a-colheita-da-fe-nao-vai-para-os-cinema-e-e-lancado-direto-em-dvd/>. Acesso em: 28DEZ2017.

Maria Lúcia Garbini Gonçalves
Maria Lúcia Garbini Gonçalves

Tradutora, mora em Porto Alegre/RS, estudante da Doutrina Espírita, trabalha no Grupo Espírita Francisco Xavier como médium.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como