Acreditar e agir desde já!

Francisco Rebouças
07/02/2018
1078 visualizações

Quase nunca conseguimos ter uma visão positiva das diversas situações que testemunhamos no dia a dia de nossas experiências sociais, onde o desrespeito é atitude comum, espargindo a desordem e o caos em todos os seguimentos da sociedade hodierna, contando com a passividade e a indiferença das autoridades, que deveriam promover e garantir a ordem e a paz, crer em dias melhores continua ser um desafio que precisamos desenvolver e abrigar em nosso mundo íntimo.

Isso não significa dizer, que o cidadão tenha que deixar a responsabilidade de cultivar a harmonia, a ordem e a paz somente a cargo do governo à custa de decretos e leis para impor uma postura de respeito do indivíduo para com a ordem e o progresso conforme consta de nossa bandeira. Muito pelo contrário, cada criatura deveria primar pelos bons costumes em sua vivência diária, sem que para isso fosse preciso estar constrangido pela força de decretos e leis, é preciso que se entenda a importante e a indispensável participação de todos nesse processo.

Tudo começa quando da seleção desses nossos representantes que estão lá por nossa própria escolha. Precisamos ter todo o cuidado e critério na hora de elegê-los para depois não nos arrependermos; entre outras coisas, observar aqueles que têm interesses no esclarecimento dos indivíduos com projetos de investimentos na educação, porque a grande maioria deles faz questão de conservá-los na ignorância.

Apesar do momento difícil que o nosso planeta atravessa, não deixemos de manter o otimismo, a fé em Deus, a esperança em dias melhores, pois como espíritas sabemos que estamos a caminho da felicidade e da perfeição, conforme os nobres Emissários de Jesus nos afirmam em suas mensagens as verdades trazidas e exemplificadas por Ele, o que nos coloca na contramão da grande massa, que segue pessimista a dizer que já não acredita em mais nada, alardeando por toda a parte que o mundo está perdido e não tem mais jeito.

“O pessimismo é uma espécie de taxa pesada e desnecessária sobre o zelo que a responsabilidade nos impõe, induzindo-nos à aflição inútil.

Atenção, sim.

Derrotismo, não.

Para que nos livremos de semelhante flagelo, no campo íntimo, é aconselhável desfixar o pensamento, muitas vezes, colado a detalhes ainda sombrios da estrada evolutiva.

Para que sustente desperto o entendimento, quanto à essa verdade, recordemos as bênçãos que excedem largamente às nossas pequenas e transitórias dificuldades.

É inegável que o materialismo passou a dominar muita gente, perante o avanço tecnológico da atualidade terrestre: contudo existem admiráveis multidões de criaturas, em cujos corações a fé se irradia por facho resplendente, iluminando a construção do mundo novo.” (1)

Em O livro dos Espíritos os Imortais da Vida Maior nos convocam para a prática do trabalho no bem para a conquista das melhorias que desejamos obter conforme segue:

932. Por que, no mundo, tão amiúde, a influência dos maus sobrepuja a dos bons?
“Por fraqueza destes. Os maus são intrigantes e audaciosos, os bons são tímidos.
Quando estes o quiserem, preponderarão.” (1)

Dois mil e dezoito anos depois da vinda do Guia e Mestre da humanidade, para pessoalmente nos exemplificar a necessidade urgente de “vencer o fantasma da omissão” para a resolução dos problemas à nossa volta, que muitas vezes fingimos não ver, esquecidos de que por essa razão nos tornamos também responsáveis pela instalação e crescimento do mal a à nossa volta, sem que nos prestemos ao trabalho de fazer a parte que nos cabe para a modificação dessa situação insuportável.

Sabemos que são muitas as dificuldades a serem superadas, e que a solução para a saída desse estado caótico em que nos encontramos não é algo de fácil solução, porém, não podemos deixar de manter viva a fé, a esperança em um porvir melhor para a humanidade, entendendo desde já que cedo ou tarde a nossa sociedade há de se conscientizar de que cada indivíduo necessita empreender o trabalho de transformação ético-moral de si mesmo, a benefício da implantação e manutenção da paz na sociedade em que estamos inseridos.

Não basta simplesmente reclamar da atitude condenável e criminosa dos nossos governantes, é preciso que não contribuamos para a poluição da atmosfera, e dos rios, que evitemos encher de lixos os bueiros, que respeitemos as leis, as normas, as regras de boa convivência com atitudes corteses etc. Preciso se faz que paremos de pensar que só aos outros cabe a tarefa de transformação íntima, e por nossa vez basta permaneçamos qual sempre fomos.

Urge nos empenhemos no trabalho de construção de uma nova mentalidade altruísta, dando a nossa contribuição ativa empregando todos os recursos de que já dispomos, na certeza de que não há investimento maior do que ver o crescimento da paz e do progresso entre os homens, pelo bom uso da inteligência a serviço da elevação moral e espiritual da nossa sociedade.

Francisco Rebouças

Referências:
1) Xavier, Francisco Cândico, pelo Espírito Emmanuel. Livro Atenção. Cap. Esperança Constante.
2) Kardec, Allan – O Livro dos Espíritos – FEB 76ª edição.

Notas do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://www.shutterstock.com/video/clip-1256524-stock-footage-group-of-cutout-people-holding-hands-together-forming-circle-around-world-map.html>. Acesso em: 07FEV2018.

Veja também

Ver mais
15.03.2025

Lançamento de O céu e o inferno | 1º de agosto de 1865

A obra O céu e o inferno teve seu lançamento no mercado editorial parisiense em 1º de agosto de 1865. O quarto livro da Codificação da Doutrina Espírita preparado por…
15.03.2025

Paulo de Tarso

O Apóstolo Paulo vem sendo oportunamente relembrado no movimento espírita. No ano de 2016 surgiram dois fatos novos: o lançamento pela Casa Editora O Clarim do livro "Epístolas de Paulo…
15.03.2025

1º Encontro Mundial dos Amigos de Jesus Cristo com Chico Xavier e sua obra Espírita-Cristã – de 03 à 10 de Outubro de 2021. Sônia Barsante

Sônia Barsante será a convidada da tarde a proferir sobre: “O Evangelho na Vida e nas Obras de Chico Xavier” Dia 08 de Outubro (Sexta-feira) às 18h:30min. Realização: Vivência Espírita:…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?