A mediunidade de todo dia e de toda hora

Antônio Carlos Navarro
14/02/2018
1105 visualizações

A Providência Divina distribui, ininterruptamente, tudo o que é necessário para a manutenção e desenvolvimento da vida.

Desde a sustentação o Universo, até a atividade das micropartículas, o “Sopro Divino” conduz o Todo, em trabalho constante.

No livro Mecanismos da Mediunidade o Benfeitor Espiritual André Luiz, pelas mãos operosas de Chico Xavier, nos diz:

“Identificando o Fluido Elementar ou Hálito Divino por base mantenedora de todas as associações da forma nos domínios inumeráveis do Cosmo… interpretaremos o Universo como um todo de forças dinâmicas expressando o Pensamento do Criador. E superpondo-se-lhe à grandeza indevassável, encontraremos a matéria mental que nos é própria, em agitação constante, plasmando as criações temporárias, adstritas à nossa necessidade de progresso.

No macrocosmo e no microcosmo, tateamos as manifestações da Eterna Sabedoria que mobiliza agentes incontáveis para a estruturação de sistemas e formas, em variedade infinita de graus e fases, e entre o infinitamente pequeno e o infinitamente grande surge a inteligência humana, dotada igualmente da faculdade de mentalizar e cocriar, empalmando, para isso, os recursos intrínsecos à vida ambiente.

Nos fundamentos da Criação vibra o pensamento imensurável do Criador e sobre esse plasma divino vibra o pensamento mensurável da criatura, a constituir-se no vasto oceano de força mental em que os poderes do Espírito se manifestam”.

Podemos inferir, portanto, que todos somos “médiuns de Deus”, e o somos diuturnamente.

E quando o seremos deliberada e ostensivamente? – Quando agirmos no mesmo sentido do Criador.

Como, em definição última, Deus é Amor, e só se expressa por amor, somando uma coisa com a outra, seremos médiuns, ou se preferirmos, intermediários diretos de Deus todas as vezes que produzirmos, de boa vontade e sem segundas intenções, resultados que o Amor produz como, por exemplo:

Doando e nosso tempo aos que convivem conosco;

Cedendo nossos ouvidos aos que necessitam de um desabafo;

Calando críticas e cobranças, substituindo-as por esclarecimentos e incentivos à melhora;

Intermediando benefícios materiais que possam minorar os padecimentos alheios;

Acolhendo através de abraços fraternos e acolhedores;

Espalhando o conhecimento libertador segundo o que portamos.

Enfim, são infinitas as possibilidades de intermediarmos a Providência Divina, estando todas elas às nossas disposições, onde e como nos encontremos. Basta que optemos pela ação do bem, vencendo as barreiras íntimas sustentadas pelo orgulho e pelo egoísmo, para que o Amor Divino que nos envolve e sustenta não seja estancado e, sim, se transforme em um fluxo contínuo renovando o mundo a partir de nós mesmos.

Pensemos nisso.

Antonio Carlos Navarro

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque elaborada a partir das disponíveis em <http://www.drogacenteronline.com/conteudo/a-era-das-celulas-imortais.html> e <https://portal2013br.wordpress.com/2014/12/09/nova-matrix-da-terra-por-que-voce-se-sente-de-maneira-que-esta-fazendo/>. Acesso em: 13FEV2018.

Veja também

Ver mais
25.03.2025

Diminuta semente

Em visita em indústria alimentícia, deparei-me com o grão de mostarda. Pequenino grão, diminuta semente, no entanto comparada por Jesus para falar sobre a força da fé. Ao ter o…
25.03.2025

Conemat 2021 – Confraternização dos Espíritas de Mato Grosso

Em junho, o encontro da família espírita mato-grossense agora para todo o planeta pelas redes da internet! ✨ ⠀ 🔹 Fora da caridade não há salvação Conemat 2021 – Confraternização…
25.03.2025

Brilhemos!

Na anunciada renovação de ânimos e de novos rumos, trazida com a mudança de calendário no findar e início de cada ano – onde planejamos e revemos ações alimentando o desejo…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?