Página InicialTextos EspíritasO divino instrumento de progresso!

407 visualizações

O divino instrumento de progresso!

abril 13, 2018

Nem sempre nos damos conta da importância do corpo carnal, como sendo o mais extraordinário equipamento de ação que Deus, a Sabedoria Suprema do Universo, concedeu a todos os seus filhos para a conquista das sublimes virtudes que são as recompensas do desenvolvimento e da correta utilização dos dons que trazemos ínsitos em nosso mundo íntimo.

Como peregrino na estrada infinita do progresso, cabe ao indivíduo utilizá-lo com equilíbrio, cuidando de seu veículo físico com a atenção que lhe permita tirar todo o proveito possível para as pequenas, mas importantes missões que assumimos conscientemente, quando ainda estávamos no mundo espiritual, com as quais nos comprometemos consoante a necessidade de harmonização com as Leis Divinas, o que nos eleva ou complica o estado de consciência.

“Dois sistemas se defrontam: o dos ascetas, que tem por base o aniquilamento do corpo, e o dos materialistas, que se baseia no rebaixamento da alma. Duas violências quase tão insensatas uma quanto a outra. Ao lado desses dois grandes partidos, formiga a numerosa tribo dos indiferentes que, sem convicção e sem paixão, são mornos no amar e econômicos no gozar. Onde, então, a sabedoria? Onde, então, a ciência de viver? Em parte alguma; e o grande problema ficaria sem solução, se o Espiritismo não viesse em auxílio dos pesquisadores, demonstrando-lhes as relações que existem entre o corpo e a alma e dizendo-lhes que, por se acharem em dependência mútua, importa cuidar de ambos. Amai, pois, a vossa alma, porém, cuidai igualmente do vosso corpo, instrumento daquela. Desatender as necessidades que a própria Natureza indica, é desatender a lei de Deus. Não castigueis o corpo pelas faltas que o vosso livre-arbítrio o induziu a cometer e pelas quais é ele tão responsável quanto o cavalo mal dirigido, pelos acidentes que causa.
Sereis, porventura, mais perfeitos se, martirizando o corpo, não vos tornardes menos egoístas, nem menos orgulhosos e mais caritativos para com o vosso próximo? Não, a perfeição não está nisso: está toda nas reformas por que fizerdes passar o vosso Espírito. Dobrai-o, submetei-o, humilhai-o, mortificai-o: esse o meio de o tornardes dócil à vontade de Deus e o único de alcançardes a perfeição.” (Jorge, Espírito Protetor, Paris, 1863) (1)

Assim como em nossa sociedade, para nosso crescimento e elevação precisamos de boa vontade, preparo e dedicação para a conquista dos valores materiais que nos facultem tranquilidade e bem estar na vida, cada espírito reencarnado na Terra precisará do veículo carnal que lhe seja, particularmente, adequado à luta imprescindível de crescer e progredir intelectual, moral e espiritualmente.

Se entre os homens não se confiará determinadas tarefas ao indivíduo incapacitado ou irresponsável, nem se colocará nada valioso da coletividade sob a responsabilidade do delinquente, nem se concederá a tarefa de redação ao analfabeto, assim também acontece com todo indivíduo reencarnado, cada Alma contará na reencarnação com o veículo físico apropriado e portador dos recursos que lhe serão imprescindíveis às lutas que precisará empreender.

Urge a cada indivíduo conservar o corpo físico, como sendo o uniforme de trabalho, a vestimenta mais apropriada para as mais diversas experiências que a vida lhe oferecerá, para consertar os erros e refazer os equívocos do passado equivocado na construção de um luminoso porvir.

Embora muitas vezes portador de graves anomalias, deformações, ou enfermidades, o corpo é uma bênção de Deus a nosso favor, no serviço de burilamento imprescindível para todos nós Espíritos Imortais, cabendo-nos aprender utilizá-lo dignamente, “vivendo no mundo sem ser do mundo”, conforme ensinamento do Cristo.

Francisco Rebouças

Referências Bibliográficas:
(1) KARDEC, ALLAN. O Evangelho Segundo o Espiritismo. FEB, 112ª edição, cap. XVII, item 11.

 

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como