595 visualizações

161 Anos! Parabéns!

julho 5, 2018

Entre abril e maio de 2018 o Japão recebeu palestrantes espíritas brasileiros, convidados para explanar sobre temas diversos, com objetivo de esclarecer e ampliar entendimento da doutrina dos espíritos entre os dekasséguis, trabalhadores brasileiros residentes no país.

Essas atividades espíritas no outro lado do mundo fazem refletir na extensão doutrinária do Espiritismo, que muitos pensam existir somente no Brasil. Ledo engano.

O Espiritismo comemorou 161 anos em 18 de abril, tendo nascido na França em 1857 a partir no lançamento de O Livro dos Espíritos. Após essa obra, mais quatro surgiram compondo a base doutrinária intitulada Codificação Espírita (1861 – O Livro dos Médiuns, 1864 – O Evangelho Segundo o Espiritismo, 1865 – O Céu e o Inferno, 1868 – A Gênese).

O codificador, Allan Kardec, usou tal pseudônimo para não interferir na obra com seu verdadeiro nome, pois Hippolyte Léon Denizard Rivail foi influente educador, autor e tradutor francês, conhecido por sua seriedade e compromisso com a verdade. Ele queria que o Espiritismo fosse aceito somente pelo seu conteúdo.

Sobrevivendo aos tempos finais da Santa Inquisição, angariando simpatia de pessoas do povo e da alta sociedade europeia, pensadores, filósofos, educadores, o Espiritismo espalhou-se pelo mundo, sendo o Brasil o país com maior número de espíritas, simpatizantes e estudiosos na atualidade.

Doutrina cristã que estuda as leis morais e naturais, aceita a reencarnação e a causa e efeito como realidades que impactam na existência humana, compreende o livre-arbítrio como responsabilidade pessoal, entende que as ações de Deus são repletas de amor, mas sempre justas, o Espiritismo devolve ao homem o poder sobre sua vida, respondendo de forma racional de onde vem, o que faz aqui e para onde vai, assim como as consequências dos seus atos.

Ainda que possa ser ignorado por muitos, os conceitos espíritas, pautados nas leis naturais, permeiam o planeta, pois existem centros de estudos espíritas não só no Brasil e Japão, mas também nos EUA, Canadá, Irlanda, Inglaterra, Escócia, Austrália, Áustria, Dinamarca, Finlândia, Alemanha. Itália, Nova Zelândia, Luxemburgo, Espanha e muitos outros.

O Espiritismo consola, explica, traz esperanças, certezas – por isso não se restringe. Parabéns pelos 161 anos de trabalho no bem!

Vania Mugnato de Vasconcelos

Vania Mugnato de Vasconcelos
Vania Mugnato de Vasconcelos

Advogada, Bacharel em Serviço Social, pós-graduada em Recursos Humanos. Casada, mãe, espírita desde os 12 anos de idade, palestrante em vários centros no interior de São Paulo. Trabalhadora do CE João Batista de Jundiaí – SP, atua na casa como palestrante e Coordenadora do Grupo de Pais. Discípula de Jesus pela Aliança Espírita Evangélica do ABC, é oradora em casas espíritas vinculadas à USE Regional Jundiaí. Também é oradora em seminários realizados pelo Instituto Chico Xavier de Itu, em parceria com outros trabalhadores da seara espírita. Articulista espírita em redes sociais, jornais e blogs, seus textos e poemas estão disponíveis ao público na internet, bem como possui canal de vídeos no Youtube contendo palestras e estudos espíritas.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui