Página InicialTextos EspíritasProva de solicitude

143 visualizações

Prova de solicitude

janeiro 6, 2019

A palavra do substantivo feminino solicitude pode ser entendida por vários sinônimos que significam cuidado, zelo. Entre elas estão as seguintes definições, conforme o dicionário:

“Empenho, cuidado ou zelo com que se pretende fazer ou obter algo. Diligência; demonstração de interesse, de atenção para cumprir um pedido ou uma solicitação da melhor forma possível. Esmero ou zelo ao dar qualquer tipo de ajuda ou assistência. Característica do que é solícito ou de quem oferece prontamente ajuda.”

Note-se que a abrangência da definição ou do significado da palavra abrem um universo de possibilidades em sua análise e abordagens, de vez que, várias situações do cotidiano humano aí cabem. Para efeito didático da presente abordagem, optamos por duas delas: cuidado e zelo.

Sim, peço ao leitor, agora por sua vez, pensar onde levam essas duas palavras, na própria realidade íntima do leitor, em suas experiências e conteúdo de vida.

Cuidado e zelo! É o que mais recebemos da vida. Nem sempre percebido, infelizmente, originando motivos que criam desilusões, angústias, aflições e sofrimentos.

Entre a maior dessas provas de solicitude ou, se preferirmos, provas de zelo e cuidado conosco é a vinda, presença, grandeza e bondade do Cristo de Deus para com a Humanidade.

Irmão sideral, Médium de Deus, Servidor fiel do Amor, Mestre da luz, sempre presente, sua ação cuidadosa e permanente, como também generosa e grandiosa são indicativos claros dessa solicitude de Deus para com seus filhos, enviando-nos um irmão mais velho, mais experiente, para conduzir os caminhos humanos, ainda assinalados pela rebeldia e imaturidade da maioria.

Sua vinda ao planeta – e sua presença amorosa e atenciosa – é prova irrecusável da solicitude de Deus para com a humanidade, nomeando um ser de tamanha grandeza para conduzir a evolução de seus irmãos ainda em estágios de aprendizado, como é o caso de todos nós, habitantes do planeta Terra.

Basta pensarmos nas providências – desde a construção do planeta – em andamento para amadurecimento dos seres que aqui habitamos. Providências sequenciais, bondosas, planejadas, evidenciando etapas construídas e extremo cuidado para que desenvolvamos a inteligência e o sentimento. Aos pessimistas de plantão, com a atual situação do planeta, inclusive no país que habitamos, leve em consideração que isso não é de responsabilidade D’Ele, mas fruto de nossa imaturidade. A responsabilidade é nossa e Ele permite que experimentemos essas decepções e dificuldades, justamente, para amadurecermos na experiência.

Diante de provas tão abundantes da solicitude ou, em outras palavras, do cuidado e zelo para conosco, nada melhor que adiantarmos o passo com alegria e gratidão pela vida, levando adiante as conquistas da serenidade individual e da bondade em nosso relacionamento para com o próximo!

Orson Peter Carrara

Orson Peter Carrara
Orson Peter Carrara

Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve na maioria dos estados do país, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas, sites e jornais do país, além de boletins regionais, no país e no exterior. Autor de treze livros, seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como