Página InicialTextos EspíritasAs Leis Morais prevalecerão

203 visualizações

As Leis Morais prevalecerão

fevereiro 20, 2019

Num mundo em que tantas pessoas ainda resistem à mudança por causa de interesses pessoais e egoísticos, sem pensarem no futuro e no próximo desde que sua necessidade seja satisfeita, importante lembrar que não vivemos numa embarcação sem leis, perdida no espaço. Existe um sistema de gerenciamento perfeito que trabalha incessantemente em favor do progresso do universo, tanto nas questões materiais quanto morais.

Dentre tantas filosofias que existem, o Espiritismo é uma das poucas que tratam das leis que regem o universo, auxiliando a compreensão de fatos que deixam os seres humanos assustados, apáticos ou revoltados, e impulsionando a condutas que contribuam para a solução dos problemas que, inadvertidamente, o próprio homem causa a si, à sociedade e ao planeta.

Cada lei moral (natural ou divina) tem um foco e nos leva paulatinamente à perfeição moral, pois não há ninguém perdido para sempre. Vejamos.

LEI DE ADORAÇÃO: sentimento inato no homem na existência de Deus. LEI DE TRABALHO: toda ocupação útil é trabalho e serve especialmente como meio de aperfeiçoar a inteligência. LEI DA REPRODUÇÃO: a encarnação é necessária por ser educativa e amadurecer a alma. LEI DE CONSERVAÇÃO: gera o instinto de preservação da vida, necessária ao aperfeiçoamento dos seres. LEI DE DESTRUIÇÃO: discrimina a diferença entre destruição necessária e a abusiva. LEI DE SOCIEDADE: o homem não possui todas as faculdades, precisa do contato com outros homens, estimulando o relacionamento e a solidariedade. LEI DO PROGRESSO: o homem é perfectível e traz em si o germe de seu melhoramento. A LEI DE IGUALDADE: Deus não concedeu superioridade natural a nenhum homem, todos são iguais diante dele. LEI DE LIBERDADE: não é absoluta, em contato com o próximo há direitos a respeitar. LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE: com a prática da verdadeira justiça, o homem praticará também o amor ao próximo e a caridade.

Esse curto resumo, nascido a partir da obra “O Livro dos Espíritos” de Allan Kardec, busca estimular certa curiosidade nos leitores, a qual poder ser impulsionadora da busca desse conhecimento em cada um.

Efetivamente, são essas as leis que prevalecerão, pois as leis humanas, todos o sabem, são mutáveis e carecem das virtudes que os homens despertarão em si através das experiências da vida carnal.

Vania Mugnato de Vasconcelos

 

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em < https://www.altoastral.com.br/leis-morais-espiritismo/>. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Vania Mugnato de Vasconcelos
Vania Mugnato de Vasconcelos

Advogada, Bacharel em Serviço Social, pós-graduada em Recursos Humanos. Casada, mãe, espírita desde os 12 anos de idade, palestrante em vários centros no interior de São Paulo. Trabalhadora do CE João Batista de Jundiaí – SP, atua na casa como palestrante e Coordenadora do Grupo de Pais. Discípula de Jesus pela Aliança Espírita Evangélica do ABC, é oradora em casas espíritas vinculadas à USE Regional Jundiaí. Também é oradora em seminários realizados pelo Instituto Chico Xavier de Itu, em parceria com outros trabalhadores da seara espírita. Articulista espírita em redes sociais, jornais e blogs, seus textos e poemas estão disponíveis ao público na internet, bem como possui canal de vídeos no Youtube contendo palestras e estudos espíritas.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como