1036 visualizações

Quiméricas necessidades e vera felicidade

outubro 23, 2019

“Se o homem se conformasse rigorosamente com
as leis divinas, não há dúvida de que se pouparia
aos mais agudos males e viveria ditoso na Terra.”
Allan Kardec (1)

Afirma Fénelon (2) que:

“(…) o homem incessantemente busca a felicidade que também, incessantemente, lhe foge, vez que a felicidade sem mescla não se encontra na Terra. Entretanto, malgrado todas as vicissitudes que formam o cortejo inevitável da vida terrena, poderia ele, pelo menos, gozar de relativa felicidade, se não a procurasse nas coisas perecíveis e sujeitas às mesmas vicissitudes, isto é, nos gozos materiais em vez de a procurar nos gozos da alma, que são um prelibar dos gozos celestes, imperecíveis. Ao invés de procurar a paz do coração, única felicidade real neste mundo, ele se mostra ávido de tudo o que o agitará e turbará e, coisa singular! o homem, como que de intento, cria para si tormentos que está nas suas mãos evitar. Haverá maiores tormentos do que os que derivam da inveja e do ciúme? Para o invejoso e o ciumento, não há repouso; estão perpetuamente febricitantes.
Que de tormentos, ao contrário, se poupa aquele que sabe contentar-se com o que tem, que nota sem inveja o que não possui, que não procura parecer mais do que é. Esse é sempre rico, porquanto, se olha para baixo de si e não para cima, vê sempre criaturas que têm menos do que ele. É calmo, porque não cria necessidades quiméricas. E não será uma felicidade a calma, em meio das tempestades da vida?”

Em seguida, aduz Delfina de Girardin:

“(…) para bem apreciarmos o que, em realidade, é ditoso ou inditoso para o homem, precisamos transportar-nos para além desta vida, porque é lá que as consequências se fazem sentir. Tudo o que se chama infelicidade, segundo as acanhadas vistas humanas, cessa com a vida corporal e encontra a sua compensação na vida futura.”

Segundo Joanna de Ângelis , não é tão difícil lograr a felicidade, “porque ela está em toda parte à disposição daquele que a queira possuir, bastando aplicar-se ao trabalho próprio e intransferível”.

Atentemos nos fatores propiciadores da dita, que pululam à nossa volta, alinhados pela Mentora Amiga (3):

“(…) diante dos teus olhos estão as paisagens ridentes, ricas de beleza e cor. Desfilam, ao teu lado, as oportunidades de edificação do bem. Seguem contigo as bênçãos de Deus, que ainda não soubeste valorizar. Multiplicam-se as ocasiões de amar e seres amado.
Rompe, assim, a carapaça que te impede o claro discernimento e aprende a ser feliz, reservando-te alguns minutos diários para o silêncio, a reflexão e a oração. Seleciona uma página edificante para uma leitura enriquecedora. Conserva o otimismo em qualquer circunstância. Nunca olvides da ajuda de Deus. Faze o bem sempre que te surja ocasião e, quando esta não te aparecer, proporciona-te o ensejo. Fixa a alegria e esqueça a tristeza, a mágoa e a ofensa.
Só o bem merece consideração. A felicidade, desse modo, está esperando por ti. Não a desconsideres nem fujas da sua presença”.

Rogério Coelho

Referências Bibliográficas:
(1) KARDEC, Allan. A Gênese. 43.ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 2003, cap. III, item 6;
(2) KARDEC, Allan. O Evangelho Seg. o Espiritismo. 129.ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 2009, cap.V, item 23;
(3) FRANCO, Divaldo. Momentos de Felicidade. Salvador: LEAL, 1990, introdução.

vera felicidade

Rogério Coelho
Rogério Coelho

Rogério Coelho nasceu na cidade de Manhuaçu, Zona da Mata do Estado de Minas Gerais onde reside atualmente. Filho de Custódio de Souza Coelho e Angelina Coelho. Formado em Jornalismo pela Faculdade de Minas da cidade de Muriaé – MG, é funcionário aposentado do Banco do Brasil. Converteu-se ao Espiritismo em outubro de 1978, marcando, desde então, sua presença em vários periódicos espíritas. Já realizou seminários e conferências em várias cidades brasileiras. Participou do Congresso Espírita Mundial em Portugal com a tese: “III Milênio, Finalmente a Fronteira”, e no II Congresso Espírita Espanhol em Madrid, com o trabalho: “Materialistas e Incrédulos, como Abordá-los?” Participou da fundação de várias casas Espíritas na Zona da Mata Mineira.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?