Comportamento cristão ante os adversários: aqueça o próximo com o ardor da sua crença

Rogério Coelho
28/05/2020
1140 visualizações

 “Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem
aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.”
– Jesus (1)

Em perfeita sintonia com Jesus, aconselha Joanna de Ângelis (2):
“(…) guarda cuidado com o maledicente! Elege o silêncio e a oração junto a ele, precatando-te de ferir e malsinar, com os estímulos dele.
Para preservar-te do mal que a peçonha das acusações indébitas produz, calca aos pés a tentação de censurar, considerando as próprias limitações e deficiências. Aquele que arde na labareda do erro pode estar lutando contra as chamas, e dispensa o combustível nefando da observação deprimente.

O náufrago exaurido nas águas torvas do soçobro moral recusa a chuva de fel que o sepultará inevitavelmente no bojo do malogro. No entanto, podes por a água da compaixão no incêndio voraz, distender mão amiga ao acidentado e tábua de compreensão ao desarvorado. Basta que desejes identificar em cada coração um acidente positivo, e várias qualidades morais que ele conduz te surpreenderão. As províncias do Espírito são inescrutáveis a observadores apressados. Acende a tua lâmpada de bondade onde se estenda a noite caliginosa e converte os braços em traves de misericórdia, silenciando o reproche, a acusação e a admoestação, vez que os infelizes já se encontram justiçados pela própria incúria. Sê tua a clara face da manhã, para eles, em nome do radioso sol do amor.

O Mestre, que se comoveu ante a mulher surpreendida em adultério, o cobrador de impostos renegado, o centurião estrangeiro afervorado, a mulher desconhecida que O tocou, o ladrão que Lhe pediu amparo, todos os fracassados e infelizes; mas foi rigoroso com os maledicentes e famelgas do Seu tempo, na personificação de escribas e fariseus, invectivando-os e lamentando-os pelas graves responsabilidades de que se faziam portadores, alongando mãos e coração a todos os malogrados do caminho que aguardavam compreensão e carinho, no mais irretorquível ensinamento de que, os que necessitam de auxílio, são aqueles que nada têm.”

No mesmo diapasão, aconselha Marco Prisco (3):
“(…) aqueça o próximo com o ardor da sua crença. Considerando o desequilíbrio que assoma em toda parte, não se revolte. Aja com serenidade, facultando que outros o acompanhem. Sob a massa de sombras morais que dominam a paisagem humana, não agrida como fazem os outros. Acenda a luz da esperança onde quer que se encontre. Vitimado pela insensatez dos atormentados que transitam em alucinação, não reaja. Conserve a calma e atue com acerto; desprezado pela astúcia dos que se acreditam plenos e são prepotentes, não revide com azedume.”

E conclui Emmanuel, pelas abençoadas mãos de Chico Xavier (4):
“(…) É útil o homem observar no Planeta a sua imensa escola de trabalho; e todos nós, perante a grandeza universal, devemos reconhecer a nossa condição de seres humildes, necessitados de aprimoramento e iluminação. Dentro da nossa pequenez, sucumbiríamos de fome espiritual, estacionados na sombra da ignorância, não fosse essa videira da verdade e do amor que o Supremo Senhor nos concedeu em Jesus Cristo.”

Rogério Coelho

Referências:

(1) Mateus, 5:44;

(2) FRANCO, Divaldo. Dimensões da verdade. 5.ed. Salvador: LEAL, 2000, cap. “Socorro sempre”;

(3) FRANCO, Divaldo. Luz viva. Salvador: LEAL, 1985, cap. 13; e

(4) XAVIER, F. Cândido. Caminho, verdade e vida. 26.ed. Rio [de Janeiro]: 2006, FEB, cap. 54.


Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://estradadasvoltinhas.blogspot.com/2015/01/quem-nunca-pecou-que-atire-primeira.html>. Acesso em: 28MAI2020.

Veja também

Ver mais
15.03.2025

22ª Semana Espírita do Centro Espírita Miguel Arcanjo – CEMA – de 26 de Junho à 03 de Julho na cidade de Tombos/MG. Tema Central: Sois Deuses – As Potências da Alma

Juselma Maria Coelho é a convidada do dia para proferir na semana espírita do CEMA. Tema: Amor Dia 02 de Julho (Sexta-feira) às 19h:30min. Acesse o link direto para acompanhar:…
15.03.2025

Parabéns Rio de Janeiro por seus 450 anos

A equipe da Agenda Espírita Brasil parabeniza a cidade do Rio de Janeiro e todos os cariocas por seus 450 anos. Confira a programação de aniversário da cidade no site www.rio450anos.com.br
15.03.2025

Chico Xavier em programas e família de Sílvio Santos

Nos momentos das homenagens ao grande comunicador Sílvio Santos, recém desencarnado, reapareceram na mídia fotos de Chico Xavier, presente em programa de Sílvio. Interessante destacarmos que Sílvio Santos era judeu…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?