Página InicialTextos EspíritasÉ momento para não esmorecer 

519 visualizações

É momento para não esmorecer 

novembro 23, 2020

 

São chegados os tempos, como havia sido predito no passado. As injustiças e arbitrariedades apresentam-se dominadoras e parecem ser as grandes vencedoras.

Poucos podem sorrir e desfrutar da relativa felicidade tão desejada, enquanto milhões sofrem todo o tipo de escárnio e sofrimento. Que época! Que momento! 

Mamon, o deus da ganância parece imperar nos corações e mentes dos desavisados, provocando uma anormal concentração de bens nas mãos de pouquíssimos. 

Quem em sã consciência diria ser possível ter se concretizado este atual quadro. A que ponto chegamos, exclamam muitosQualquer mortal, diante de tal cenário, temeroso diria: O dia do juízo final está próximo, pois, maiores descalabros do que estes não podem existir, é o fim dos tempos. Onde está o Criador, não está vendo tantas perversidades? Fomos deserdados!? 

Entretanto, não somos mortais, somos imortais, graças ao Espiritismo sabemos agora que a vida transcende de muito a atual e pequenina existência. A vida não se realiza apenas nestes tempos, já vivemos, continuamos vivos e viveremos, aqui e em outros mundosseremos viajores no Universo de casa em casa, de mundo em mundo, tanto ainda por descobrir e conhecer, até finalmente conquistarmos a relativa perfeição, fatal destinação de todos nós. O momento ora enfrentado é passageiro, representando particularmente talvez o clímax de um processo de renovação, neste mundo e desta parcela da Humanidade universal. 

Alguns argumentam ser fácil falar, quando: há comida na dispensa; existem roupas limpas para se vestir; podemos voltar para a nossa casa que nos espera de portas abertas nos protegendo do frio e das intempéries; é possível consultar um médico e comprar remédios diante de uma doença inesperada…realmente são tantas as necessidades materiais. 

É fato, cada qual desfruta de variadas possibilidades e recursostodavia, todos sempre frutos amargos ou saborosos oriundos das condutas passadas, do exercício pleno de nosso livrearbítrio, e, sendo a nossa amada Terra ainda um mundo de provas e expiações, é de se esperar muito choro e ranger de dentes, muitos escândalos ainda hão por vir. 

Nestas épocas, se roga ao cristão para não desfalecer, é uma fase de testes, provas, verificações de aprendizado, quando a pequenina virtude da fé, aquela que mesmo do tamanho de um grão de mostarda tem o poder de mover montanhas, deve ser lembrada e vivida cuidadosamente em nossas mentes e corações, substituindo integralmente Mamon o deus filisteu das riquezas. 

Elnos fará: atravessar este ciclo sem fraquejar ou sucumbir diante de tantas incertezas; nos comunicará a fortaleza para enfrentar os dilemas ainda por vir; enfim, nos manterá vivos e confiantes no Pai que está à frente de tudo e jamais nos perde de vista. 

São tempos de renovação, de testemunhos, de paciência, de resignação e de muita oração. 

Exercitemos a fé renovadora, ela nos avivará a esperança em dias melhores, não nos deixará tais quais órfãos perambulando sem rumo pelas estradas da vida, ela tem o poder de promover a alegria e confiança na mensagem de imortalidade do inolvidável Rabi da Galileia, nos mostrando como fortificar a cidadela íntima para enfrentar dias tão incertos. 

Não esmoreçamos, pois aqueles que atravessarem esta etapa de provas com grandeza e brandura herdarão a Terra, e desfrutarão de momentos mais reconfortadores e felizes, capazes de nos fazer sentir internamente como verdadeiros filhos do Pai Amoroso e Misericordioso, herdeiros da vida eterna, irmãos de toda a Humanidade. 

Rogério Miguez 

 

Rogério Miguez
Rogério Miguez

Trabalhador da Doutrina Espírita desde a Mocidade, tendo atuado no estado de Rio de Janeiro em algumas Casas e, atualmente, em São José dos Campos/SP nos Centros Amor e Caridade, Jacob e Divino Mestre. Colabora em Cursos, Exposições, Atendimento Fraterno e Passes, sendo articulista dos periódicos Reformador e Revista Internacional de Espiritismo.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como