Vós sois Deuses!

Maria Lúcia Garbini Gonçalves
12/12/2020
1540 visualizações

Nosso Senhor Jesus Cristo falou aos discípulos: “…Pois em verdade vos digo, se tivésseis a fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta montanha: Transporta-te daí para ali e ela se transportaria, e nada vos seria impossível.” (S. Mateus, 17:20).

Pois bem, transcreveremos aqui parte da conversa informal que tivemos com uma cirurgiã torácica que trabalha em hospitais, que trata também de pessoas com COVID-19, quando questionamos sobre a eficácia de certos medicamentos que a ciência comprovou não funcionar, mas alguns insistirem o contrário:

“Exemplo: na emergência tu vês um paciente dizendo que nenhum remédio faz passar a dor e percebe que ele tá fazendo cena. Aí tu dizes pra enfermeira fazer um soro na veia, mas dizer que é um remédio superforte, nunca viu a doutora prescrever esse. Em 99% dos casos a dor passa. Isso é efeito placebo. …”

O paciente pode curar sua dor, real ou imaginária, com sua própria mente. Se o leitor quiser mais depoimentos desse teor, basta falar com qualquer médico em hospitais e constate por si mesmo.

Será que o Covid não está nos mostrando que nossa mente é poderosa, comprovando o que nosso Mestre Jesus insistiu em dizer-nos: Vós sois deuses. Algo que a medicina tem comprovado desde a descoberta do placebo em 1796. Olhem que interessante este trecho que achamos no blog Jaleko na internet sobre como foi descoberto o placebo:

“A ‘descoberta’ do efeito placebo ocorreu no ano de 1796, quando o médico norte americano Elisha Perkins patenteou um aparelho composto por duas varetas de metal que, se agitadas ao redor do paciente, tinham a capacidade de eliminar o fluido elétrico nocivo (segundo o médico, era a causa de todo o sofrimento). Ele chamou esse aparelho de “TractorPerkins”. (1)

Essa descoberta foi validada por outro médico, John Haygarth, que após estudar o caso, ainda comprovou que o mesmo efeito era conseguido com varetas de madeira, eassim constatando que poderia se obter resultados positivos com procedimentos inertes, ou efeito placebo.

Vejamos os dois primeiros parágrafos do capítulo quatro da extraordinária obra de André Luiz, psicografado por Francisco Cândido Xavier, Mecanismos da Mediunidade: (20)

“Identificando o Fluido Elementar ou Hálito Divino por base mantenedora de todas as associações da forma nos domínios inumeráveis do Cosmo, do qual conhecemos o elétron como sendo um dos corpúsculos-base, nas organizações e oscilações da matéria, interpretaremos o Universo como um todo de forças dinâmicas, expressando o Pensamento Criador. E superpondo-se-lhe à grandeza indevassável, encontraremos a matéria mental que nos é própria, em agitação constante, plasmando as criações temporárias, adstritas à nossa necessidade de progresso.
No macrocosmo e no microcosmo, tateamos as manifestações da Eterna Sabedoria que mobiliza agentes incontestáveis para a estruturação de sistemas e formas, em variedades infinitas de graus e fases, e entre o infinitamente pequeno e o infinitamente grande surge a inteligência humana, dotada igualmente da faculdade de mentalizar e co-criar, empalmando, para isso, os recursos intrínsecos à vida ambiente”.

A matéria mental vem de nossa alma e com ela co-criamos. Criamos não somente sós com nossos pensamentos e vontade como acompanhados por outras matérias mentais. Nossa energia mental se sintoniza a uma egrégora similar por atração magnética e criamos realidades, mas tanto para o bem como para o mal.

Recentemente nos foi sugerido por nosso colunista e palestrante Antônio Carlos Navarro da Agenda Espírita Brasil a leitura do livro o Psi Quântico de Hernani Guimarães Andrade, fundador do Instituto de Pesquisas Psicobiofísicas, enquanto ele nos presenteava com um estudo semanal de cada capítulo de Mecanismos da Mediunidade, sempre vinculando o conteúdo ao Livro dos Espíritos. Esse estudo foi proporcionado pela Rede Amigo Espírita no Youtube, e está disponível para quem quiser. Se o leitor tem problemas para compreender a obra Mecanismos da Mediunidade, não perca esse estudo.

Voltando ao livro Psi Quântico, Hernani fez um estudo mostrando que nossa alma é composta por matéria de outra dimensão chamada matéria psi constituída por psi átomos, que correspondem aos nossos átomos que compõe a matéria; ele aprofundou os estudos principalmente do filósofo Demócrito (460-37 a. C.), cujas descobertas foram as mais coerentes, se comparado aos demais filósofos. O livro é riquíssimo e vai muito além do aqui citado. O que nos interessa desse estudo neste ensaio é que dentre as principais propriedades dessa nova modalidade de matéria estudada por Hernani estaria a “possibilidade de influenciar, de certa foram, a matéria física, emprestando-lhe algumas de suas propriedades”. Ou seja, a nossa mente tem o poder de alterar o nosso organismo de modo a curarmo-nos pela força de nossa vontade.

Fica então a pergunta, como se faz isso? Até que tenhamos a fé do tamanho de um grão de mostarda ou que venha uma enfermeira com uma injeção de placebo? Como alguém irá curar-se ou até evitar um contágio num caso como a Covid, enquanto não tivermos a vacina?

“Enquanto isso, continuamos orientados quanto à necessidade de cuidarmos do corpo e da alma, atendendo às orientações da medicina da Terra, mas sobretudo, não olvidando os apelos da medicina do Céu, através do uso diário dos remédios da oração, do amor, da humildade, do perdão e da caridade. Vacinem o corpo, sim. Não esqueçam, porém, de vacinarem a alma!” (Trecho final de mensagem de Bezerra de Menezes recebida por José Carlos de Lucca, em 01 de agosto de 2020).

Com isso tudo podemos concluir que a cura está em nós, no amor que somos capazes de desenvolver na medida em que aprendermos com as lições que a vida nos dá para sentirmo-nos a imagem do Criador, como nosso Mestre nos lembra: Vós sois deuses.

Maria Lúcia Garbini Gonçalves

Referências Bibliográficas:
(1) Blog Jaleko, link <https://blog.jaleko.com.br/historia-da-medicina-o-efeito-placebo>
(2) XAVIER, F.C. & VIEIRA, W. – Mecanismos da Mediunidade; ditado pelo Espírito André Luiz; Rio de Janeiro, FEB, 1960.
(3) ANDRADE, Hernani Guimarães. Psi Quântico – Uma Extensão dos Conceitos Quânticos e Atômicos à Ideia do Espírito; Votuporanga (SP), Ed. Didier, 2001.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://cienciaestelar.blogspot.com/2014/07/vos-sois-deuses.html>. Acesso em: 12DEZ2020.

 


Veja também

Ver mais
15.03.2025

Mártires cristãos – dolorosa e comovedora cena

Os espíritas mais veteranos, habituados à leitura, possivelmente conhecem a grandiosa coleção dos romances históricos produzida por Emmanuel, por meio de Chico Xavier. Todos são belíssimos, repletos de espiritualidade, com…
15.03.2025

Joias devolvidas

Existe uma palavra-chave para enfrentarmos com serenidade e equilíbrio a morte de um ente querido: submissão. Ela exprime a disposição de aceitar o inevitável, considerando que, acima dos desejos humanos,…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?