701 visualizações

Jesus, o aniversariante!

dezembro 21, 2020

Aproxima-se a data em que nós comemoramos o nascimento deste que é o Maior e mais evoluído ser que já habitou entre nós. Jesus provocou nas trilhas desses dois milênios que nos separam de sua passagem pelo nosso planeta, incontáveis e infindáveis interrogações sobre sua figura tão controvertida, em face da sua maneira de ser e relacionar-se com pessoas e coisas em geral.

Entre tantas perguntas sobre esse personagem que mudou a história da humanidade, podemos citar: Era ele, porventura, como muitos acreditam um deus? Era Ele o próprio Deus? Era Ele um Anjo? Era Ele um homem comum como nós outros? Era um intergaláctico em visita a terra? Analisando de outro ponto de vista, por acaso seria Ele um fora da lei? Um guerreiro? Um mago? Um ilusionista? Um curandeiro?

Encontramos na Bíblia a passagem seguinte do Evangelho de Mateus, que provam que já há época de sua vida física em nosso orbe, as interrogações eram evidentes, conforme segue.

13 E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?

14 E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas.15 Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?

16 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

17 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Bar Jonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.

18 Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

19 E eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

20 Então, mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era o Cristo. (1)

“(…) Por mais que renomados teólogos O tenham caracterizado, definido, limitado, cerceado e enquadrado, a verdade é que Ele – o Cristo Excelso, o Messias esperado prossegue sobranceiro, socorrendo a pequenez humana, ultrapassando toda possível definição ou enquadramento se Lhe queira dar…(…). (2)

Encontramos no Livro dos Espíritos a resposta a essa indagação feita por Allan Kardec aos Imortais como segue:

Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?

“Jesus”

Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava.

Quanto aos que, pretendendo instruir o homem na lei de Deus, o têm transviado, ensinando-lhes falsos princípios, isso aconteceu por haverem deixado que os dominassem sentimentos demasiado terrenos e por terem confundido as leis que regulam as condições da vida da alma, com as que regem a vida do corpo. Muitos hão apresentado como leis divinas simples leis humanas estatuídas para servir às paixões e dominar os homens. (3)

Como espíritas que nos dizemos ser, estudiosos de suas mensagens e exemplos descritos em seu Evangelho, à luz consoladora e esclarecedora da bendita doutrina espírita, precisamos pelo menos nesta época seguir seus ensinamentos de “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, amar até mesmo os nossos inimigos, orar pelos que nos perseguem e caluniam. (4)

Esclareceu-nos também a cerca da necessidade de desenvolver em nosso mundo íntimo as verdadeiras riquezas da alma, aquelas que os ladrões não conseguem roubar, as traças não consomem nem a ferrugem desgasta. Jesus veio em missão de amor por todos nós habitantes da Terra.

Veio à Terra para alterar as normas e costumes preconceituosos, abusivos, absurdos tidos como normais pelos poderosos da época, veio também combater a teia da hipocrisia, ensinando e exemplificando em palavras e atitudes os conceitos novos sobre todas as situações vivenciadas pela sociedade de então.

Trouxe as esclarecedoras lições de que todos somos irmãos, filhos do mesmo Pai que a todos Ama e reserva a felicidade e a pureza espiritual, que fará jus, todo aquele que seguir as lições de vida ensinada por Jesus, que nos afirmou “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (5)

Pensemos nisso com muita atenção!

Francisco Rebouças

Referências Bibliográficas:
(1) Jesus – Mateus 16 – 13:20;
(2) Teixeira/Francisco de Paula Vítor (Mensagem recebida na S.E.F. Niterói/RJ em 18.08.1997);
(3) O Livro dos Espíritos – FEB, 76ª edição, Pergunta 625;
(4) Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo – FEB, 112ª edição, cap. XII, item1; e
(5) Jesus – João – 14:6.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui