1019 visualizações

Livre-arbítrio e responsabilidade 

janeiro 15, 2021

Que sejamos cada vez mais vigilantes com os nossos  

pensamentos e com as nossas ações. 

 

Segundo O Livro dos Espíritos questão 843: “O homem tem o livre-arbítrio de seus atos? Resposta: Já que tem a liberdade de pensar, tem também a de agir. Sem o livre-arbítrio, o homem seria uma máquina”. 

Deus na sua infinita bondadeconcedeu-nos o livre-arbítrio para que possamos evoluir e nós somos os únicos responsáveis pela nossa jornada evolutiva. Se o Criador determinasse tudo o que acontece em nossas vidas, não teríamos mérito algum nas nossas boas ações como também não teríamos responsabilidade pelos nossos erros, seríamos meros fantoches. 

De acordo com a lei: O plantio é facultativo, mas a colheita é obrigatória, nós escolhemos o que plantamosporém colheremos obrigatoriamente tudo aquilo que plantarmosAssim, todas a adversidades que acontecem em nossas vidas são consequências de escolhas que tivemos nesta, ou em outras encanaçõesO acaso e o fatalismo não existem, se não fosse dessa forma, Deus não seria bom, justo e imparcial, e Ele é com certeza. 

As dificuldades pelas quais todos nós passamos não são castigos, pois Deus não nos julga, não é punitivo ou vingativo. Na maioria das vezes somos nós mesmos que escolhemos, antes de encarnarmos, passar por determinadas situações para a nossa melhora moral, são oportunidades de aprendizado. 

Sabendo disso, conseguimos passar pelos nossos problemas com muito mais resignação e resiliência, ou seja, de uma maneira muito melhor, tendo consciência que o acaso não existe e não transferindo a nossa culpa para Deus ou para os outros. Devemos assumir as nossas falhas, sabendo que sempre nos são oferecidas várias oportunidades de corrigi-las. 

Porém com mais conhecimento, mais responsabilidadeNão podemos mais dar a desculpa de que não sabíamos… temos consciência disso e devemos nos esforçar para colocar em prática o que sabemos ser correto, pois nós mesmos nos cobraremos cada vez mais sobre como usamos o nosso livre-arbítrio no dia-a-dia. Que sejamos, dessa forma, cada vez mais vigilantes com os nossos pensamentos e consequentemente com as nossas ações. 

“Somos livres para decidir sobre nossos atos, muito embora, nos tornemos escravos de suas consequências” – Chico Xavier. 

Eduardo Battel 

 

Eduardo Battel
Eduardo Battel

Frequentador do Centro Espírita Nova Luz e Centro Espírita João Batista em Jundiaí/SP. Expositor Espírita. Coordenador da Liga de Medicina e Espiritualidade da Faculdade de Medicina de Jundiaí, SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?