240 visualizações

Sofrimentos. Como evitá-los?

setembro 11, 2022

A resposta foi dada por Chico Xavier à pergunta, durante entrevista. A indagação, inclusive, refere-se a situações de intenso sofrimento. A resposta veio de forma consoladora:

“Aceitação sem inércia no trabalho de renovação íntima, é o que a Espiritualidade nos ensina. Temos aprendido que o livre-arbítrio é absoluto em nossas escolhas mentais, fazendo-se relativo quando os nossos pensamentos tomam forma, compelindo-nos a sentir os princípios de causa e efeito. É por isso que liberdade de escolha e destino coexistem na vida (…)”.

Peço ao leitor reler o parágrafo acima e deter-se especialmente na última linha, na expressão perfeitamente conectada entre escolha e destino. Nossas ações definem nossa vida. Prossegue o médium com clareza:

“(…) Todos os dias na existência humana, podemos criar causas ou enfrentá-las. (…) podemos modificar nossa vida, para melhor, aceitando o que já fizemos de nós em outras existências (ou nesta existência mesmo, e procurando melhorar-nos sempre. Um irmão reeducando em qualquer instituto penal, na própria cela em que se vê segredado, conseguirá, se quiser, entrar em novo campo de aceitação do que fez de si mesmo e, agindo com humildade e compreensão, no trabalho de recuperação e liberdade, começará conquistando o respeito e a simpatia dos próprios guardas que o acompanham, candidatando-se ao livramento condicional e até mesmo à definitiva libertação.”

Note que o raciocínio não é exclusivo para presos, pois pode ser aplicado a qualquer situação de constrangimento ou aflição, evitando sofrimentos. Vale pensar na orientação contida no livro Chico Xavier, Diálogos e Mensagens, edição IDE. A questão é sempre de escolhas.

Orson Peter Carrara

Orson Peter Carrara
Orson Peter Carrara

Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve na maioria dos estados do país, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas, sites e jornais do país, além de boletins regionais, no país e no exterior. Autor de treze livros, seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui