Página InicialTextos EspíritasO que é Espírito e o que é perispírito?

1724 visualizações

O que é Espírito e o que é perispírito?

janeiro 23, 2021

O materialista acredita que o ser humano é somente matéria que pensa; nada existe além da carne. O Espiritismo admite também a alma e sua sobrevivência após a morte do corpo. Alma e Espírito são a mesma coisa, mas por didática diz-se Espírito quando a alma não está encarnada.

O Espírito, criado por Deus simples e ignorante, desenvolve-se e se individualiza passando por diversas experiências nos reinos da Natureza. Já é possível identificá-lo nos animais, que revelam uma inteligência primária, alguns lances de raciocínio e até mesmo manifestações afetivas. No ser humano, o Espírito alcança a consciência de si mesmo. Como disse o filósofo Descartes: “Penso, logo, existo”.

De natureza íntima que ainda desconhecemos, sua individualização depende da união com uma matéria em estado intermediário, ou por outra, da sua ligação com um fluido especial. Essa união cria um envoltório, um corpo para o Espírito, que denominamos perispírito.

Não se pense que isso é invenção de espírita. Paulo, em suas epístolas, a ele se referiu como corpo espiritual ou corpo incorruptível; os egípcios o chamavam de Ka, os chineses de Khi; Aristóteles fala em corpo sutil e etéreo; Confúcio identificou-o por corpo Aeriforme.

O perispírito é semelhante ao corpo de carne, célula por célula. Assim, quando da chamada morte, que é simplesmente a destruição do corpo físico, o Espírito se liberta, mas conserva o corpo espiritual, com o qual é identificado no mundo dos Espíritos. Isso significa que, depois da morte, as pessoas irão se reconhecer; saberemos quem é o nosso pai, nossa mãe, parentes, amigos, desafetos, etc.

O perispírito é muito mais sensível e moldável. É através dele que os pensamentos e as emoções da alma chegam até o corpo de carne e as sensações deste alcançam a primeira. É o que se denomina repercussão. Por isso, uma alma doente provoca doenças no corpo e as agressões contra este atingem a alma, ficando registradas no perispírito. Exemplificando, imaginemos que nós (pois nós somos alma) estejamos vivendo graves problemas emocionais, tensão nervosa; esse desequilíbrio repercute no corpo em forma de úlceras ou gastrites. De outro lado, se matamos o nosso corpo com um tiro na cabeça, o cérebro do perispírito também se desorganizará, podendo acarretar para nós uma nova vida na condição de doente mental.

Na Espiritualidade, é possível moldá-lo com a força do pensamento, em se tratando de Espíritos mais conscientes. Assim, se morremos velhos, podemos rejuvenescer, mantendo a aparência com a qual mais nos sentimos melhores. Eventuais defeitos do corpo podem ser reparados no perispírito por uma nova disposição mental.

O perispírito não é, portanto, uma mera aparência; é organizado, com órgãos e membros, como um corpo humano, mas de uma constituição mais fluídica.

Assim como a medicina ainda tem muito para conhecer do corpo humano, há muito mais o que se aprender sobre Espírito e perispírito, e o conhecimento dessas realidades nos permitirá entender melhor os mecanismos da vida, de modo a pensarmos e agirmos consoante à lei natural, o que nos proporcionará fruir da paz e da alegria.

Donizete Pinheiro

Referências Bibliográficas:
Do livro Respostas Espíritas. Autor: Donizete Pinheiro. Editora EME. Site da Editora: http://www.editoraeme.com.br

Nota do editor:
Imagem ilustrativa disponível em <https://www.revistaautadesouza.com/index.php/2020/05/28/espirito-perispirito-e-corpo>. Acesso em: 23 de janeiro de 2021.

Donizete Aparecido Pinheiro da Silveira
Donizete Aparecido Pinheiro da Silveira

Escritor, editor do periódico Ação Espírita, diretor de doutrina do Grupo Espírita Jesus de Nazaré, em Marília, SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como