Página InicialFevereiroEfeméride: Casamento de Allan Kardec com Amélie Gabrielle Boudet em Paris

368 visualizações

Efeméride: Casamento de Allan Kardec com Amélie Gabrielle Boudet em Paris

fevereiro 6, 2021

Casamento

Data do casamento de Allan Kardec com Amélie Gabrielle Boudet em Paris, França: 06 de fevereiro de 1832

Sobre Amélie Gabrielle Boudet

Amélie-Gabrielle Boudet (Thiais, Departamento do Sena, 23 de novembro de 1795 – Paris, 21 de janeiro de 1883) foi uma professora e artista plástica francesa, esposa de Allan Kardec, codificador da Doutrina Espírita.

Biografia

Filha única do tabelião Julien-Louis Boudet e de sua esposa, Julie-Louise Seigneat de Lacombe, era conhecida na intimidade familiar pelo diminutivo Gaby.

De acordo com o seu biógrafo, Henri Sausse, foi professora com diploma de primeira classe, tendo se formado na primeira Escola Normal Leiga, de orientação pestalozziana, localizada no Boulevard Saint-Germain, em Paris, cidade onde viveu toda a sua vida.

Foi poetisa e artista plástica, com domínio das técnicas tradicionais.

De acordo com o pesquisador espírita Silvino Canuto de Abreu, foi professora de Letras e Belas Artes, tendo sido autora das seguintes obras: “Contos Primaveris” (1825), “Noções de Desenho” (1826) e “O Essencial em Belas Artes” (1828).

Colaborou permanentemente com os estudos do marido, tornando-se grande incentivadora do trabalho de Codificação e difusão do Espiritismo.

Após o falecimento de seu esposo, em 1869, assumiu todos os encargos necessários à gestão do Espiritismo, na França e no mundo.

Costuma-se dividir a sua vida em grandes fases ou períodos:

de 1795 a 1832, como senhorita Amélie Gabrielle Boudet;
de 1832 a 1857, como a senhora Rivail;
de 1857 a 1869, como a senhora Allan Kardec;
de 1869 a 1883, como a viúva Allan Kardec.
Faleceu em sua residência em Paris a 21 de janeiro de 1883, sendo sepultada ao lado de seu esposo no Cemitério do Père-Lachaise.

Fonte consultada:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9lie_Gabrielle_Boudet

Imagem em destaque: Ilustração artística retratando Allan Kardec e sua esposa Amelie Gabrielle Boudet. Do acervo do CEI-Conselho Espírita Internacional. Apresentada em 2004 no Congresso Espírita Mundial. Copiada de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9lie_Gabrielle_Boudet#mediaviewer/File:A._Kardec_et_A._Boudet.jpg

Márcio Pereira de Souza
Márcio Pereira de Souza

Servidor Público, reside em São Paulo, capital e atua como colaborador na Agenda Espírita Brasil, juntamente com vários outros colaboradores de todo o Brasil que, voluntariamente, ajudam na divulgação da Doutrina Espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como