Página InicialTextos EspíritasQue parágrafo!

11 visualizações

Que parágrafo!

setembro 12, 2021

Sempre nos surpreendemos com a clareza de Kardec. O texto está lá desde 1864, muitas vezes lido, comentado, explicado, mas sempre parece novo, como se não tivéssemos notado antes, pela lucidez do comentário preciso, como ocorre em toda sua obra.

O capítulo é o VI – O Cristo Consolador – de O Evangelho Segundo o Espiritismo – e dentro do primeiro subtítulo O jugo leve, em seu item 2, segundo parágrafo. Referindo-se exatamente ao jugo suave e leve fardo, comenta o Codificador: “(…) faz depender de uma condição a sua assistência e a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição está na lei por Ele ensinada. Seu jugo é a observância dessa lei; mas esse jugo é leve e a lei é suave, pois que apenas impõe, como dever, o amor e a caridade”. Magnífico! Todos sabemos disso, e vivemos comentando, explicando, mas como é bom encontrar parágrafo assim tão compacto e claro. O alívio das aflições, o jugo ser suave, o fardo ser leve pede essa condição, o da observância da lei, que é suave, como indica Kardec, impondo apenas o dever do amor e da caridade.

Que parágrafo! A assistência proveniente do “Vinde a mim todos vós que estais fatigados”, a felicidade das Bem-aventuranças e do alívio prometido são resultados da vivência do amor e da caridade, que abre um leque enorme no universo dos relacionamentos. É que, então, observando a Lei de Amor, o jugo fica suave, o fardo leve.

Com os tesouros do Evangelho, os ensinos do Espiritismo, cabe-nos refletir na Lei de Amor de como vive-la na imensidão de nossos segmentos, aí considerados o aspecto individual, familiar, profissional, coletivo, social. É a solução dos desafios que nos assustam.

Orson Peter Carrara

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://pixabay.com/pt/photos/abra-o-livro-b%c3%adblia-escritura-981405/>. Acesso em: 12SET21.

Orson Peter Carrara
Orson Peter Carrara

Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve na maioria dos estados do país, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas, sites e jornais do país, além de boletins regionais, no país e no exterior. Autor de treze livros, seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como