Página InicialTextos EspíritasVacina do corpo e vacina da alma

228 visualizações

Vacina do corpo e vacina da alma

setembro 30, 2021

Em sua infinita bondade, o Criador nos concede a oportunidade de encarnarmos para evoluirmos. Para isso, Ele nos oferece um corpo material para que possamos interagir nessa dimensão física em que estamos encarnados. É nossa obrigação cuidarmos desse corpo que nos foi “emprestado” por Deus, pois dependemos dele para cumprirmos a nossa jornada evolutiva. Se não fizermos isso seremos suicidas, pois a Doutrina Espírita nos ensina que tudo o que fazemos, de maneira consciente ou inconsciente, que abrevia a nossa encarnação, é um suicídio.

Todos sabem que podemos cuidar do nosso corpo tendo um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada, praticando atividade física, regularmente, não tendo vícios como o tabagismo, alcoolismo e a drogadição. Também fazemos isso indo ao médico, seguindo as suas orientações e tomando as vacinas preconizadas pelas agências de saúde. Tudo isso requer esforço e dedicação, mas se fizermos, evitaremos muitos problemas presentes e futuros. Porém só isso é o suficiente para cuidarmos da nossa saúde?

A Doutrina Espírita nos ensina que a origem de muitas doenças está no espírito e que estas se manifestam no corpo material. Dessa forma, além de cuidarmos da saúde do corpo físico, também temos que cuidar da saúde da alma. Mas como fazemos isso? Extinguindo de nós mesmos os sentimentos que não estão de acordo com as Leis Divinas e passando a vivenciar o amor e a fraternidade pura. Chico Xavier nos disse: “Ninguém pode ter saúde física e mental sem limpar o coração das amarguras, sem ter consciência tranquila, sem deixar de sofrer pelos problemas do passado e sem perdoar a ignorância alheia.” Dessa forma, devemos ficar atentos aos nossos sentimentos, pensamentos e atos, pois eles influenciam, diretamente, na saúde do espírito e, consequentemente, na saúde do corpo físico.

André Luiz, através da psicografia de Chico Xavier, ensina-nos alguns preceitos de saúde. Se conseguirmos segui-los, teremos uma existência muito mais saudável e proveitosa:

1. Guarde o coração em paz, à frente de todas as situações e de todas as coisas. Todos os patrimônios da vida pertencem a Deus;
2. Apoie-se no dever rigorosamente cumprido. Não há equilíbrio físico sem harmonia espiritual;
3. Cultive o hábito da oração. A prece é luz na defesa do corpo e da alma;
4. Ocupe o seu tempo disponível com o trabalho proveitoso, sem esquecer o descanso imprescindível ao justo refazimento. A sugestão das trevas chega até nós pela hora vazia;
5. Estude sempre. A renovação das ideias favorece a sábia renovação das células orgânicas;
6. Evite cólera. Enraivecer-se é animalizar-se, caindo nas sombras de baixo nível;
7. Fuja à maledicência. O lodo agitado atinge a quem o revolve;
8. Sempre que possível, respire a longos haustos e não olvide o banho diário, ainda que ligeiro. O ar puro é precioso alimento e a limpeza é simples obrigação;
9. Coma pouco. A criatura sensata come para viver, enquanto a criatura imprudente vive para comer;
10. Use a paciência e o perdão, infatigavelmente. Todos nós temos sido caridosamente tolerados pela Bondade Divina, milhões de vezes, e conservar o coração no vinagre da intolerância é provocar própria queda, na morte inútil.

Da mesma maneira que existem vacinas para o envoltório material, existem também vacinas para o espírito. Estas vacinas são pensamentos e ações que nos ajudam a termos uma saúde integral. O Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, mais conhecido como Bezerra de Menezes e alcunhado como “O médico dos pobres”, é o patrono da Associação Médico Espírita do Brasil (AME-Brasil). Ele nos ensina:

“O homem precisará ainda de muitas vacinas até alcançar a saúde integral do espírito. Enquanto isso, continuamos orientados quanto à necessidade de cuidarmos do corpo e da alma, atendendo às orientações da medicina da Terra, mas, sobretudo, não olvidando os apelos da medicina do Céu, através do uso diário dos remédios da oração, do amor, da humildade, do perdão e da caridade. Vacinem o corpo, sim. Não esqueçam, porém, de vacinarem a alma!”

Eduardo Battel

Nota do Editor:

Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://www.mensagemespirita.com.br/chico-xavier/andre-luiz/vacinas-da-alma-chico-xavier>. Acesso em: 29Set21.

Eduardo Battel
Eduardo Battel

Frequentador do Centro Espírita Nova Luz e Centro Espírita João Batista em Jundiaí/SP. Expositor Espírita. Coordenador da Liga de Medicina e Espiritualidade da Faculdade de Medicina de Jundiaí, SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como