Página InicialTextos EspíritasBenfeitores da Humanidade!

32 visualizações

Benfeitores da Humanidade!

outubro 22, 2021

Os professores hoje podem ser comparados aos heróis, pois estamos vivendo um período muito desafiador à educação, especialmente após o isolamento social pela pandemia do vírus Covid-19. Agora estão aos poucos voltando às aulas presenciais, mas os desafios de ensinar online foram enormes, como enfrentar a inacessibilidade de muitos alunos à internet, apresentar conteúdos novos de maneira clara, conseguir a ajuda ativa dos pais, apresentar o conteúdo de maneira a cativar e motivar os alunos, alunos que não abrem as câmeras, pais agressivos, salários baixos só para citar alguns.

Mas a dedicação e esforços dos nossos heróis professores lograram um resultado importante na nossa educação, segundo a colunista Stéphanie Habrich, da Revista Cláudia online:

“Mas, apesar dessas questões, há algo bom proporcionado pela educação a distância. Com os escritórios fechados, muitos pais começaram a trabalhar de casa e puderam acompanhar mais de perto as aulas e as rotinas de estudos dos filhos, o que fez com que muitas famílias passassem a valorizar mais o trabalho dos profissionais de educação.

É o que mostra, por exemplo, uma pesquisa feita pela Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures, empresa de investimentos filantrópicos. Segundo o estudo, divulgado em maio deste ano, 71% dos pais de estudantes valorizam mais os professores agora do que antes da pandemia. Essa é uma porcentagem alta e que deve ser muito comemorada”. (1)

Realmente, a pandemia foi um balde de água fria que nos fez acordar para muitas coisas. Ao retornarem às aulas presenciais, teremos o encontro de seres humanos impactados por perdas humanas e materiais pela pandemia, e pelo tempo que passaram apartados, mas provavelmente teremos alunos mais concentrados e valorizando o humilde professor que fez falta na vida deles.

“[…] O maior bem que se pode fazer ao homem é educá-lo. Os educadores, cientes e conscientes de seu papel, são verdadeiros benfeitores da Humanidade. Cooperar pela ressureição do Espírito é proporcionar-lhe o sumo bem; nada mais valioso se lhe pode fazer. Tal a missão do Cristo de Deus neste mundo. Por esse ideal Ele se deu em holocausto no patíbulo da cruz.” (2)

Então aqui fica a nossa singela homenagem aos corajosos professores, de todos os lugares, que enfrentam transporte público precário, ou que nem transporte têm a não ser as próprias pernas, que vivenciaram atrasos de salário e que até necessidades passam, aos mais instruídos que ensinam a arte de ensinar nas universidades e tantos outros mais que marcam vidas humanas em formação. Obrigada, professor, pelas horas em casas corrigindo provas e tarefas ou planejando as aulas, pela atenção e preocupação constante com o desempenho dos alunos, pelas lágrimas de emoção ao ver um aluno formar-se na escola, pelas horas de sono que muitos perderam preocupados com os que desistiram de estudar pois precisavam trabalhar.

“Pestalozzi, o pedagogista consumado, diz: Desenvolver no indivíduo toda a perfeição de que ele é e suscetível: tal é o fim da educação” (2).

Por isso os professores merecem toda a reverência da sociedade, pois são a esperança de educação dos que querem aprender e das novas gerações que comporão a nova Terra Regenerada.

Obrigada, professor.

Maria Lúcia Garbini Gonçalves

Referências Bibliográficas:
(1) https://claudia.abril.com.br/blog/stephanie-habrich/71-dos-pais-valorizam-mais-os-professores-apos-a-pandemia/
(2) Sublime Sementeira – Evangelização Espírita Infantojuvenil. FEB. Capítulo: A Natureza Humana.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <http://escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=6203&EntryId=4760>. Acesso em: 20OUT2021.

Maria Lúcia Garbini Gonçalves
Maria Lúcia Garbini Gonçalves

Tradutora, mora em Porto Alegre/RS, estudante da Doutrina Espírita, trabalha no Grupo Espírita Francisco Xavier como médium.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como