Página InicialTextos EspíritasPalavras hostis

25 visualizações

Palavras hostis

novembro 25, 2021

O título que uso é a tradução literal do italiano da expressão Parole Ostili, que é um movimento criado em 2017 na Itália. Trata-se de um projeto social de conscientização contra a violência por meio da palavra. Um acordo de partilha de responsabilidades, incentivando manifestações pessoais on-line respeitosas e civilizadas, face aos abusos atuais nas redes sociais.

Inspiro-me na seção Ponto de Vista, da RIE-Revista Internacional de Espiritismo, edição de julho de 2021 que, em texto de Cássio Leonardo Carrara aborda a “(…) terra de ninguém, prevalecendo a intolerância e a violência verbal, injustificadas na maioria das vezes. (…)”, em que se transformou o mundo virtual. Diversas prefeituras de cidades italianas já assinaram o manifesto, adaptado a partir de 10 (dez) princípios basilares para diversos âmbitos dos segmentos sociais, dentre os quais as empresas, a política, o governo, a infância, o esporte, a ciência e a inclusão. Intuito é frear o ímpeto vigente e descontrolado para o confronto virtual, conclamando a sociedade para o uso do bom-senso e do discernimento. E, claro, valorizando o respeito na comunicação humana.

Visite o site específico: https://paroleostili.it/ e conheça o projeto. Inclusive os dez princípios basilares, nobres em sua essência, também evidenciando esse esforço contínuo de melhorar o ambiente do planeta por meio de hábitos saudáveis e respeitosos, frutos do amor que deve vigorar inclusive a partir da comunicação, ainda que virtual.

Orson Peter Carrara

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://www.espiritoimortal.com.br/espiritismo-preconceito-e-intolerancia-religiosa/>. Acesso em: 24NOV2021.

Orson Peter Carrara
Orson Peter Carrara

Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve na maioria dos estados do país, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas, sites e jornais do país, além de boletins regionais, no país e no exterior. Autor de treze livros, seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como