Página InicialTextos EspíritasO espiritismo está no ar

227 visualizações

O espiritismo está no ar

janeiro 3, 2022

Certa ocasião, viajando pela BR-116, nas proximidades do Vale do Jequitinhonha, quase na divisa Minas-Bahia, um caminhão seguia à minha frente, com a seguinte frase de carroceria: “O espiritismo está no ar”.

Essa mensagem mexeu muito comigo, quando eu ainda estava iniciante na doutrina espírita, em 1994, na querida cidade de Teófilo de Otoni, daqui das Gerais, onde trabalhei por muitos anos como funcionário público estadual.

Então, passei a trocar miúdos com os meus botões e juntos refletimos bastante sobre o tema em pauta, pelo que chegamos à conclusão:

– Se o Espiritismo está no ar, logo se trata de uma doutrina que está acima das mesmices e dos ensinos dogmaticamente religiosos, se é que fui pleonástico.

– Se o Espiritismo está no ar, é porque está na natureza, fluindo na vida como um todo, nas relações interpessoais, no movimento da vida como ela de fato deve ser.

– Se o Espiritismo está no ar, então não se trata de uma religião específica, com os seus dogmas e rituais, com aplicação de penas etc. e tal.

– Se o Espiritismo está no ar, é porque ele já existia antes de sua codificação. Ele já estava presente no universo, algo muito maior do que podemos perceber nas obras doutrinárias.

Diante dessa reflexão, nota-se que o Espiritismo é muito maior e está em todos os lugares da evolução humana e espiritual.

O arcabouço que temos, haja vista estarmos em construção de nós mesmos, é o que ainda precisamos na caminhada evolutiva, que compreende as obras básicas, os estudos, as palestras, a convivência cotidiana, além das obras esparsas que vão surgindo ao longo dos tempos.

Por enquanto, estamos convivendo neste mundo de expiações e provas, o que significa que já evoluímos muito até chegarmos aqui. E ainda temos muito a evoluir, através da caridade, pelos mundos melhores que virão.

No mais, vou viajando pelas estradas da aprendizagem da vida, sempre lembrando daquele abençoado caminhão, que divulgava, ao longo do seu percurso, a mensagem de que “o espiritismo está no ar”.

Yé Gonçalves

Nota do Editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://doutormultas.com.br/caminhoes-carretas-2018/>. Acesso em: 03JAN2022.

Yé Gonçalves
Yé Gonçalves

Atua como secretário no Instituto Nosso Lar e no Centro Espírita Nosso Lar, na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como