Página InicialTextos EspíritasDizem-nos hoje os que suportaram agonias

75 visualizações

Dizem-nos hoje os que suportaram agonias

janeiro 25, 2022

“Padeci, e só os sofrimentos é que me tornaram feliz. Resgataram muitos anos de luxo e de ociosidade. A dor levou-me a meditar, a orar e, no meio dos inebriamentos do prazer, jamais a reflexão salutar deixou de penetrar minha alma, jamais a prece deixou de ser balbuciada pelos meus lábios. Abençoadas sejam as minhas provações, pois finalmente elas me abriram o caminho que conduz à sabedoria e à verdade.” (em comunicação recebida pelo autor). Eis a obra do sofrimento! Não será essa a maior de todas as obras que se efetuam na Humanidade? Ela se executa em silêncio, secretamente, porém os seus resultados são incalculáveis. Desprendendo a alma de tudo o que é vil, material e transitório eleva-a, impulsionando-a para o futuro, para os mundos que são a sua herança. Fala-me de Deus e das leis eternas. (…) uma longa vida de dores, de males suportados pacientemente, é muito (…) fecunda para o adiantamento do Espírito. (…). Todas essas vidas obscuras e mudas, existências de luta silenciosa e de recolhimento, tombam no olvido, mas, esses que as enfrentaram encontram na luz espiritual a recompensa. Só a dor pode abrandar o nosso coração, avivar os fogos da nossa alma. É o cinzel que lhe dá proporções harmônicas, que lhe apura os contornos e a faz resplandecer em sua perfeita beleza. Uma obra de sacrifício, lenta, contínua, produz maiores efeitos que um ato sublime, porém insulado.”

O trecho acima é de Léon Denis, no livro Depois da Morte (edição CELD), constante no capítulo 50 – Resignação na Adversidade (Quinta Parte – O Caminho Reto). O destaque da comunicação por ele recebida inspirou seu lúcido raciocínio que nem sempre conseguimos enxergar. A dor, o sofrimento tem função educativa. Não a queremos, convenhamos, mas é preciso enxergar além, para compreender sua nobre missão em nosso favor.

Orson Peter Carrara

Nota do Editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://www.umcaminho.com/2017/04/o-vazio-do-egoismo/>. Acesso em: 25JAN2022.

Orson Peter Carrara
Orson Peter Carrara

Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve na maioria dos estados do país, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas, sites e jornais do país, além de boletins regionais, no país e no exterior. Autor de treze livros, seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como