Página InicialTextos EspíritasPedido de Léon Denis

142 visualizações

Pedido de Léon Denis

fevereiro 4, 2022

Na incomparável Conclusão do livro Depois da Morte, Léon Denis faz um apelo, uma exortação a todos nós, aqueles que procuramos compreender a essência, objetivo e grandeza do Espiritismo. Referindo-se à atenção e respeito que devemos dedicar à Revelação Espírita, usando-a com sabedoria, para nosso bem e da coletividade, que são as condições para termos boa assistência dos benfeitores espirituais, e citar que se dermos ao Espiritismo um uso frívolo, que saibamos “que tornar-se-ão a inevitável presa dos espíritos mentirosos, a vítima de seus embustes e de suas mistificações”, ele se dirige carinhosamente ao coração do leitor, no que chama de “último apelo, uma última exortação”. Pela máxima importância, permito-me transcrever: (são apenas dois parágrafos curtos e não há como cortar, dada sua grandeza)

Lembre-se de que a vida é curta. Enquanto ela dura, esforce-se para adquirir o que veio procurar nesse mundo: o verdadeiro aperfeiçoamento. Possa o seu ser espiritual daqui sair mais puro do que quando aqui entrou! Acautele-se das armadilhas da carne; reflita que a Terra é um campo de batalha, onde a matéria e os sentidos abandonam a alma num assalto perpétuo. Lute com coragem contra as paixões vis; lute pelo espírito e pelo coração, corrija seus defeitos, adoce seu caráter, fortifique sua vontade. Que seu pensamento se afaste das vulgaridades terrestres e escape para o céu luminoso!

Lembre-se de que tudo o que é material é efêmero. As gerações passam como as ondas do mar, os impérios desmoronam-se, os próprios mundos perecem, os sóis se apagam; tudo foge, tudo se dissipa. Mas há três coisas que vêm de Deus e são imutáveis como ele, três coisas que resplandecem acima do reflexo das glórias humanas: a Sabedoria, a Virtude, o Amor! Conquiste-os pelos seus esforços e, alcançando-os, elevar-se-á acima do que é passageiro e transitório, para desfrutar do que é eterno!

É a conclusão do livro. Nada mais a acrescentar.

Orson Peter Carrara

Nota do Editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://www.ideba.org.br/leon-denis-apostolo-do-espiritismo-2/>. Acesso em: 03FEV2022.

Orson Peter Carrara
Orson Peter Carrara

Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve na maioria dos estados do país, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas, sites e jornais do país, além de boletins regionais, no país e no exterior. Autor de treze livros, seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como