Página InicialTextos EspíritasReflexões – Quem constrói bem

73 visualizações

Reflexões – Quem constrói bem

fevereiro 21, 2022

O homem prudente constrói a sua casa sobre a rocha.(1) 

Os enfrentamentos não são fáceis em decorrência do atraso espiritual que ainda caracterizam os habitantes deste orbe.

É possível perceber-se que a vida tem desafios de ordem geral que são experimentados por todos e até por aqueles tidos como de vida fácil. A imperfeição nos expõe a sentir em algum nível a dor física e moral, a ninguém poupando convida-nos à melhoria e à superação dos limites estreitos onde nos encontramos atolados sem o desejo ou as forças para avançar material, intelectual ou moralmente.

Devemos considerar que como espíritos em evolução somos constantemente estimulados a desenvolver nossas potencialidades, a edificar conforme nossas capacidades, e as atitudes, os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos quando negativos, respondem pela maioria dos sofrimentos que nos atingem, constituindo as amarguras que carregamos como herança desta e de outras existências, porém, nossos acertos, nobreza de caráter, pureza de intenções, ações do bem, amor ao próximo e a ética projetam alegrias e menos fadigas para o futuro

Precisamos dar mais solidez à nossa vida, fincá-la em bases mais seguras como as rochas da prudência, do equilíbrio, da determinação, da reflexão, da vigilância, da esperança, da fé, da razão e das boas ações e ter o cuidado de não prendê-las sobre as areias das paixões inferiores, que se num primeiro momento parecem boas, alimentando-nos as sensações logo nos lançarão ao chão. Dizem os espíritos venerandos, “Quantas pessoas arruinadas por falta de ordem, de perseverança, por mau comportamento ou por não terem limitado os seus desejos!” (2)

Compreendemos que quando Jesus se refere à casa construída sobre a rocha ele não está falando somente da fé como querem alguns, mas também das atitudes e decisões que tomamos, quem deseja ter limpidez no olhar e capacidade para enxergar as coisas de forma mais clara, antecipando-se a muitos problemas necessita fortalecer o entendimento e a vontade nobre.

É muitíssimo importante a formação intelectual, a conquista material, mas é preciso os alicerces da verdadeira moral, especialmente a moral cristã, que tem o poder de nos fortalecer contra os maus pendores, e se a praticarmos ela nos dará grandeza nas decisões, aumentando nossos acertos e minimizando nossos erros.

MORALMENTE FALANDO, QUEM CONSTRÓI BEM, MORA BEM.

Adelvair David

Referências:
(1) Mt. 7:24;
(2) O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. V, item 4.

Nota do Editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <www.pexels.com/pt-br/foto/castelo-de-concreto-branco-e-preto-na-montanha-sob-nuvens-brancas-1269787/>. Acesso em: 20/02/2022.

Adelvair David
Adelvair David

Dirigente, Trabalhador e Orador Espírita no Grupo Espírita Beneficente "Maria Dolores", na Cidade de Jales, interior de SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como