O Espiritismo e o Esperanto

Aylton Paiva
09/04/2022
1487 visualizações

Dentre as forças renovadoras da humanidade duas se destacam: O Espiritismo e o Esperanto.

O Espiritismo surge a 18 de abril de 1857, com a publicação de O livro dos espíritos, cujo conteúdo foi transmitido pelos Espíritos Superiores e respondiam ou esclareciam as perguntas formuladas pelo professor Hipolyte Leon Denizar Rivail, através de muitos médiuns.  Publica a obra com o pseudônimo de Allan Kardec.

O Esperanto vem à luz com a publicação, em 26 de julho de 1887, do livro  Língua Internacional, sendo que seu  autor o publica com o pseudônimo de Dr. Esperanto.

O Espiritismo traz as informações sobre a existência do mundo espiritual e sua relação com o mundo físico.

Afirma que Deus é a Inteligência Suprema e Causa Primária de todas as coisas e governa o Universo através de Leis sábias, amorosa e justas.

Demonstra a imortalidade da alma e seu processo evolutivo através da existência no mundo espiritual e no mundo físico. Neste por intermédio da reencarnação ou das vidas físicas sucessiva. Também elucida como instrumento dessa evolução a Lei de Ação e Reação.

A interação entre o mundo espiritual e o mundo material é comprovado e explicado de forma clara e lógica.

Sua Filosofia debruçada sobre os evangelhos ilumina a Ética de Jesus para todos os tempos e revela que são leis de harmonização do ser consigo mesmo, com o outro e com a Vida.

O Esperanto também é um projeto de Jesus para estabelecer e consolidar entre as pessoas e os povos a compreensão, a interação e os princípios da fraternidade e da solidariedade. Não é apenas mais um idioma.

Por isso ele encontra guarida, no mundo todo, nas pessoas que tem sentimentos enobrecidos; que desejam a paz, a harmonia e a solidariedade entre pessoas e povos.

No Brasil ele encontrou forte aliado na Ética Espirita que se fundamenta nos mesmos princípios.

Com o apoio da Federação Espírita Brasileira ele vem sendo divulgado e ensinado no Movimento Espírita.

Esse estimulo também vem da Espiritualidade Superior, pois o Esperanto é um projeto de Jesus para o Mundo de Regeneração.

Através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier o espírito Emmanuel transmitiu extensa mensagem de apoio ao estudo e à divulgação do Esperanto, da qual extrairemos o seguinte tópico:” Sim, o Esperanto é lição de fraternidade. Aprendamo-la, para sondar, na Terra o pensamento dos que sofrem e trabalham em outros campos. Com muita propriedade digo: “ aprendamo-la”…( Reformador, fevereiro de l940)

A aprendizagem do Esperanto é muito mais fácil do que a aprendizagem de outros idiomas. Ele tem apenas 16 regras gramaticais, sem exceção.

Aylton Paiva

Nota do autor:
Na internet é possível encontrar cursos on line.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/outros/diversidades/o-esperanto-em-20-pontos/3789>. Acesso em: 09ABR2022.

Veja também

Ver mais
16.03.2025

Evangelho com simplicidade

Sob a inspiração do papel desempenhado pela obra O evangelho segundo o espiritismo, de Allan Kardec, ao longo dos 160 anos de edição, surgiu a ideia de elaborarmos um livro com comentários…
16.03.2025

Elogios e críticas

Emmanuel em sua sabedoria nos oferece duas maravilhosas apreciações, que repasso ao leitor. Selecionei pequenos trechos e indico a fonte para o leitor ler na íntegra. Veja o que selecionei:…
16.03.2025

Quarenta anos do Metrô de São Paulo

Foi no dia 14 de setembro de 1974, um sábado, que inaugurou-se o metrô paulistano, seis anos depois da fundação da Companhia do Metropolitano de São Paulo, responsável pelo planejamento,…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?