Página InicialTextos EspíritasO Espiritismo e o Esperanto

57 visualizações

O Espiritismo e o Esperanto

abril 9, 2022

Dentre as forças renovadoras da humanidade duas se destacam: O Espiritismo e o Esperanto.

O Espiritismo surge a 18 de abril de 1857, com a publicação de O livro dos espíritos, cujo conteúdo foi transmitido pelos Espíritos Superiores e respondiam ou esclareciam as perguntas formuladas pelo professor Hipolyte Leon Denizar Rivail, através de muitos médiuns.  Publica a obra com o pseudônimo de Allan Kardec.

O Esperanto vem à luz com a publicação, em 26 de julho de 1887, do livro  Língua Internacional, sendo que seu  autor o publica com o pseudônimo de Dr. Esperanto.

O Espiritismo traz as informações sobre a existência do mundo espiritual e sua relação com o mundo físico.

Afirma que Deus é a Inteligência Suprema e Causa Primária de todas as coisas e governa o Universo através de Leis sábias, amorosa e justas.

Demonstra a imortalidade da alma e seu processo evolutivo através da existência no mundo espiritual e no mundo físico. Neste por intermédio da reencarnação ou das vidas físicas sucessiva. Também elucida como instrumento dessa evolução a Lei de Ação e Reação.

A interação entre o mundo espiritual e o mundo material é comprovado e explicado de forma clara e lógica.

Sua Filosofia debruçada sobre os evangelhos ilumina a Ética de Jesus para todos os tempos e revela que são leis de harmonização do ser consigo mesmo, com o outro e com a Vida.

O Esperanto também é um projeto de Jesus para estabelecer e consolidar entre as pessoas e os povos a compreensão, a interação e os princípios da fraternidade e da solidariedade. Não é apenas mais um idioma.

Por isso ele encontra guarida, no mundo todo, nas pessoas que tem sentimentos enobrecidos; que desejam a paz, a harmonia e a solidariedade entre pessoas e povos.

No Brasil ele encontrou forte aliado na Ética Espirita que se fundamenta nos mesmos princípios.

Com o apoio da Federação Espírita Brasileira ele vem sendo divulgado e ensinado no Movimento Espírita.

Esse estimulo também vem da Espiritualidade Superior, pois o Esperanto é um projeto de Jesus para o Mundo de Regeneração.

Através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier o espírito Emmanuel transmitiu extensa mensagem de apoio ao estudo e à divulgação do Esperanto, da qual extrairemos o seguinte tópico:” Sim, o Esperanto é lição de fraternidade. Aprendamo-la, para sondar, na Terra o pensamento dos que sofrem e trabalham em outros campos. Com muita propriedade digo: “ aprendamo-la”…( Reformador, fevereiro de l940)

A aprendizagem do Esperanto é muito mais fácil do que a aprendizagem de outros idiomas. Ele tem apenas 16 regras gramaticais, sem exceção.

Aylton Paiva

Nota do autor:
Na internet é possível encontrar cursos on line.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/outros/diversidades/o-esperanto-em-20-pontos/3789>. Acesso em: 09ABR2022.

Aylton Paiva
Aylton Paiva

Cooperador na Casa dos Espíritas, em Lins, interior de SP, estudioso do Espiritismo e desejoso de aplicar sua Filosofia na própria vida, além de Esperantista.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como