Página InicialTextos EspíritasMateriais didáticos de sublimação

22 visualizações

Materiais didáticos de sublimação

maio 6, 2022

Emmanuel sempre nos surpreende. O título da mensagem, que não desperta maiores atenções, é Ciência e Religião e está no livro Trilha de Luz (edição IDE). Quando, todavia, vamos ler o texto nos deparamos com a profundidade de abordagem, marca constante de suas apreciações. 

O texto já chama atenção em seus primeiros parágrafos com afirmações com as duas que destacamos: “Toda controvérsia caprichosa é desarmonia” e “Todo conflito pessoal é perda de tempo”. Na sequência rápida sobre ciência e religião, o autor traz os importantes pontos que, por si só, já demandam amplas reflexões: “É justo o exame. É aconselhável a indagação. É sublime o ato de crer. É divino o fervor da fé.” Note: são pontos ligados a ambas as questões: ciência e religião, que tantos conflitos causam, inclusive entre si mesmas. 

Mas no meio do texto, ele traz essa pérola:  “(…) aprendamos a aproveitar as lutas, as aflições, as dificuldades e as sombras da Terra por materiais didáticos de sublimação (…)”. Isso tudo para a busca do Amor e da Sabedoria, que só é alcançada pelas lutas vivas de aproveitamento das lições diárias que a vida apresenta.

E antes de concluir em outros três preciosos parágrafos, premia o leitor com esse primor: “(…) Um homem perdido na praia pode teorizar (…) sobre o grão de areia (…), mas aquele que consegue galgar uns poucos degraus do monte pode enxergar e orientar os passos vacilantes de seu irmão (…)”. Não está aí a função da ciência e da religião? Que sabedoria! E para galgar, os materiais didáticos da convivência e do esforço. 

Orson Peter Carrara

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <http://orlario.com.vc/2020/06/19/voce-sabe-como-se-forma-a-areia-da-praia/>. Acesso em: 02MAI2022.

Orson Peter Carrara
Orson Peter Carrara

Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve na maioria dos estados do país, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas, sites e jornais do país, além de boletins regionais, no país e no exterior. Autor de treze livros, seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como