O que viemos fazer?

Daniel Baeninger
05/07/2022
979 visualizações

Quando temos a oportunidade de ler o Nosso Lar, brilhante narração de André Luiz, psicografada pelo nosso saudoso Chico, nos deparamos com inúmeros ensinamentos e sempre renovamos os nossos conhecimentos. Na página 272 encontramos uma frase que nos coloca a pensar:

“(…) reencarnação é sempre uma tentativa de magna importância”

Estamos aproveitando essa oportunidade ou estamos inertes esperando o tempo passar e o nosso fim chegar? A sensação de inércia das pessoas é clara, muitos ficam a espera de que tudo aconteça da melhor maneira possível e apenas reclamam das ocorrências não desejadas.

Todavia, devemos tomar uma atitude mais ativa, cumprir nossas obrigações terrenas e, principalmente, espiritual. Somos convidados a enfrentar com esmero todas as obrigações assumidas quando planejamos nossa encarnação, mas se não tivermos a compreensão dessas tarefas, que nos empenhemos em melhorar a cada dia nossas condutas para que possamos, por consequência, melhorar a sociedade em que vivemos.

Devemos nos reformar diariamente, buscar a reparação dos nossos erros passados, de outras vidas, mas desta vida também, porque somos falhos e ontem mesmo praticamos condutas que deveriam nos envergonhar, portanto, temos sim meios de saber onde devemos concentrar nossas condutas de melhoramento.

Ermance Dufaux nos ensina a reconhecer nossos erros, pedir perdão e corrigi-los, mas veja que o ensinamento se completa com nossa ação em corrigir, não há ensinamento para que fiquemos inertes e aguardemos os acontecimentos, não! A tarefa requer uma ação, dedicação, empenho e vontade.

Precisamos nos levantar todos os dias com a nítida intenção de fazer algo, de melhorar e progredir espiritualmente. Se no caminho houver obstáculos, devemos enfrentá-los e seguir, recomeçar e nunca desistir. Jesus nunca desistiu de seus irmãos, aliás entregou sua vida por nós, portanto, temos uma obrigação moral com Ele de seguir e caminhar sempre, honrando seus ensinamentos.

Os ensinamentos estão a nossa disposição, basta-nos utilizar desses guias. Temos diversos livros à disposição para que busquemos o nosso conhecimento, mas outra vez, esse sem a ação, sem o amor, sem a caridade, de nada adianta, faz-se necessária colocá-la em prática. A junção do conhecimento com o amor é que nos fará melhor, nos fará mais aptos e nos dará a oportunidade de conviver em uma sociedade mais humana e feliz.

A felicidade na terra não é o fim, mas o meio, a forma como vivemos, o modo como encaramos os desafios e os vencemos. Nossa função na terra é encarar as dificuldades com resignação e paciência, apenas dessa forma estaremos caminhando com felicidade, devemos nos concentrar na viagem e não no destino.

Aproveitemos nossa estada nesse planeta, aproveitemos nossa encarnação, “tentativa de magna importância” para melhorarmos, evoluirmos espiritualmente e galgarmos degraus em nossas escalada espiritual. Somos amparados constantemente, mas precisamos sair da inércia agora e nos dedicar com afinco às tarefas básicas da doutrina, ou seja, o estudo e o amor.

Daniel Baeninger

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=h08rbaApjkA>. Acesso em 07JUL2022.

Veja também

Ver mais
25.03.2025

Temos fé?

Quando o problema chega é que a verdadeira fé se mostra, afinal, é realmente bem fácil se dizer crente em Deus nos tempos tranquilos. Não é difícil colocar nomes nas…
25.03.2025

Palestra “O Cristo Consolador”

Palestra com Marildo Campos Brito, de Bauru-SP, às 21h dia 01/06/2024, sábado, pela TV Chico Xavier. A apresentação abordará sobre o tema "O Cristo Consolador". Acesse o link abaixo e…
25.03.2025

Por que lamentar-se?

"Deus criou o homem ativo, inteligente e livre, E o fez artífice de seu próprio destino. Abriu diante dele dois caminhos que pode seguir: Um vai para o mal e…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?