517 visualizações

Tânia contra o vírus da inveja

julho 8, 2022

A Terra dos Sonhos tinha vizinhos maus e vizinhos bons.  Estava cercada pela Terra do Pessimismo, pela Terra da Inveja, pela Terra do Egoísmo, pela Terra do Orgulho. E tinha também como vizinhas do outro lado do Rio do Sol a Terra do Amor, a Terra da Solidariedade e a Terra da Fraternidade e um pouco mais distante a Terra da Paz.

Apesar desses vizinhos maus, Tânia tinha um aliado muito forte: o Amor. A Terra do Amor era amiga da Terra dos Sonhos e o Rei Otimismo e o Rei Solidário estavam sempre ao lado dela. Tânia havia ficado muito conhecida por causa de suas luvas que se iluminavam. Nessas Terras havia sempre a presença constante do bem e da caridade.

Porém, um dia o Rei Invejoso da Terra da Inveja resolveu invadir a Terra dos Sonhos. E para isso tinham que ter alguma coisa muito forte que provocasse inveja nas pessoas da Terra dos Sonhos. Então o Rei Invejoso levou para a Terra dos Sonhos carros muito bonitos, aparelhos modernos, celulares que comandavam uma casa inteira com um toque. As pessoas da Terra dos Sonhos não conheciam aqueles carros e nem os aparelhos, mas quem os tinha exibia nos shoppings, nas ruas, em qualquer lugar. Como as pessoas da Terra dos Sonhos não tinham percebido a intenção do Rei Invejoso que era criar inveja, confusão e muitas brigas, começaram a querer ter também aqueles objetos. E o Rei Invejoso colocou um preço muito alto e quase ninguém podia comprar. Dessa forma, as pessoas começaram a sentir inveja de quem tinha aqueles objetos e os carros bonitos.  Em pouco tempo a Terra dos Sonhos estava em guerra. As pessoas começaram a brigar por inveja de quem tinha aqueles aparelhos modernos.

O Rei Sonhador da Terra dos Sonhos pediu ajuda à Terra do Amor e o Rei Pacífico da Terra da Paz, um pouco mais distante da Terra dos Sonhos também foi chamado a ajudar para que a paz voltasse. Porém, era necessário mais ajuda e lembraram-se de Tânia com suas luvas.

No dia seguinte Tânia chegou e foi conversar com os reis.

-Tânia, precisamos muito de sua ajuda, disse o Rei Sonhador. Meus súditos estão em guerra, não existe mais paz e todos agora se odeiam. Ninguém mais sonha com a felicidade e a alegria.

-Já falamos com o povo, disse o Rei Pacífico, pedimos paciência, o Rei Solidário pediu solidariedade, o Rei Amoroso pediu amor, mas o povo não tem compreensão e nem perdão entre eles.

-E quais são as leis da Terra dos Sonhos?, perguntou Tânia

-Todos podem sonhar, diz a lei, mas para realizar seus sonhos precisa trabalhar, diz a lei do trabalho, respondeu o Rei Sonhador.

-Não existe a lei do retorno ou lei de causa e efeito?, perguntou a menina.

-Não conhecemos essa lei, Tânia, disse o Rei Sonhador.

-Precisamos estabelecer essa lei senhor Rei Sonhador, disse Tânia. Hoje mesmo escreveremos essa lei e amanhã o senhor assina e já começa a valer.

-Está bem, disse o Rei Sonhador.

No dia seguinte o Rei Sonhador assinou a lei e foi à televisão explicar. Muitos não gostaram e quiseram expulsar o Rei da Terra dos Sonhos, mas os outros reis cercaram o palácio real com seus exércitos e ninguém conseguiu aproximar-se do Rei Sonhador.

E afinal, como é essa lei do retorno ou lei de causa e efeito? Essa lei diz que tudo o que fazemos volta para nós. Se fazemos o bem, volta o bem e se fazemos o mal, volta o mal. Os habitantes da Terra da Inveja que agora moravam na Terra dos Sonhos não aceitavam essa lei,

-Tânia, está havendo muita confusão em todo o reino. Precisamos expulsar os habitantes da Terra da Inveja para que a paz volte. Calce suas luvas e vamos ver o que acontece, disse o Rei Sonhador.

-Vamos para a praça central e ali reuniremos um grande número de pessoas, disse Tânia.

E assim fizeram. Tânia começou a falar pedindo paz, compreensão e explicando que a inveja não traz nada de bom a ninguém, que destrói amizades, que todos podem conseguir o que desejam sem sentir inveja ou raiva, mas para conseguir precisa trabalhar. Quando Tânia pegou um celular muito moderno e diferente de todos os que existiam na Terra dos Sonhos e que causava muita briga por causa da inveja de quem não tinha, suas luvas se iluminaram e um grande barulho se ouviu.

-Crashhh!!!!!!!!!!!!!Buuummmm!!!!!!!!!!!Spash!!!!!!!!!!!!!!!!!Bummmmmm!!!

Os habitantes da Terra dos Sonhos então entenderam que a inveja e a briga estavam tirando a alegria deles.

-Olhem!! As luvas estão dizendo que estamos errados!!!!!!!!!!!! Precisamos acabar com as brigas e com a inveja!!!!!!!

Porém, os habitantes da Terra da Inveja ficaram furiosos e quiseram pegar Tânia e suas luvas. O Rei Sonhador que cercava a praça com seu exército impediu que fizessem mal a Tânia.

O Rei Sonhador então disse ao povo:

-Quem veio da Terra da Inveja morar na Terra dos Sonhos se quiser pode continuar morando, mas deve acabar com a inveja e com a vontade de fazer o mal, porque isso não está nas nossas leis.

Porém, os habitantes da Terra da Inveja se revoltaram e começaram nova confusão. Os outros reis se uniram ao Rei Sonhador com seus exércitos e o Rei Invejoso e todos os habitantes da Terra da Inveja foram expulsos. E a paz voltou à Terra dos Sonhos.

Orleide Félix de Matos

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://br.freepik.com/fotos-premium/paisagem-medieval-com-ponte-de-pedra_10908857.htm>. Acesso em 08JUL2022.

Orleide Felix de Matos
Orleide Felix de Matos

Nutricionista no Grande ABC, Espírita desde 1971, alia o seu conhecimento da Língua Italiana e paixão pela divulgação da doutrina espírita para divulgar o Espiritismo aos irmãos da Itália, através de seus três blogs, uma página no Facebook chamada Le Nostre Persone Care Vivono nell'Aldilà e um canal no Youtube.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?