Mais culpados que eles

Orson Peter Carrara
20/08/2022
949 visualizações

Aqueles que nos permitimos criticar e condenar, muitas vezes com precipitação nos julgamentos, os que praticam todo tipo de criminalidade (que não se restringe a homicídios, claro), dos que aqueles que se permitem protagonizar os escândalos e criminalidade generalizada que se espalham por toda parte. Somos mais culpados que eles.

Sim, somos mais culpados. É o que considera a clareza do texto (item 14 – Caridade para com os criminosos, cap. XI – Amar o próximo como a si mesmo, de O Evangelho Segundo o Espiritismo), de onde extraímos:

  1. “(…) sois (…) mais culpados do que aqueles a quem negardes perdão e comiseração, pois, que as mais das vezes, eles não conhecem Deus como o conheceis; (…)”
  2. “(…) Deveis, àqueles de quem falo, o socorro das vossas preces; é a verdadeira caridade. (…) Pode ser ele tocado de arrependimento, se orardes com fé. (…)”
  3. “(…) sua alma, transviada e revoltada, foi criada, como a vossa, para se aperfeiçoar; ajudai-o, pois, a sair do lameiro e orai por ele (…)”.

Olhem o detalhe da reflexão (sugiro ao leitor buscar o texto na íntegra): eles não conhecem Deus; devemos a eles nossas preces que lhes poderá despertar o arrependimento; devemos, pois, ajuda-los a sair do lameiro em que caiu.

Nada mais a acrescentar diante dos disparates diários da sociedade humana.

Orson Peter Carrara

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://www.ianborges.com.br/para-de-apontar-dedos-para-os-outros/>. Acesso em 20AGO2022.

Veja também

Ver mais
17.03.2025

A grande lição

Na chamada última ceia, o derradeiro encontro com os discípulos, Jesus transmitiria importantes instruções ao colégio apostólico. Pediu aos discípulos procurassem um homem que lhes cederia sua residência, em Jerusalém.…
17.03.2025

Alegria de viver

        Viver nem sempre é tranquilo Pode ser até bem penoso Mesmo sendo ainda criança Mesmo já sendo um idoso Pra uns parece mais fácil “Nem problemas…
17.03.2025

Muitos os chamados e poucos os escolhidos

Muitos os chamados e poucos os escolhidos será o tema da palestra de Munir Hajj. Dia 28 de Dezembro (Terça-feira) às 19h:30min Transmissão simultânea pelas redes sociais do CECX de…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?