454 visualizações

O Cuidado e atenção para com o próximo!

outubro 30, 2022

Certa vez em plena sinagoga, um rabino indagou de Jesus sobre quem seria seu próximo.

Jesus então contou-lhe a conhecida parábola do Bom Samaritano, e ao final indagou-lhe:  qual dos três te parece haver sido o próximo daquele que caiu na mão dos salteadores?

O Rabino retrucou, aquele que usou de misericórdia para com ele. Jesus então concluiu: Vai-te, e faze o mesmo.

Desse diálogo com o rabino, Jesus nos faz entender que “ser próximo”, é usar de misericórdia para com aqueles que sofrem ao nosso lado, onde quer que nos encontremos. Significando que aquele que se conserva impassível diante dos infortúnios do seu semelhante, como fizeram o Sacerdote e o Levita da respectiva parábola, é ao contrário não ser próximo de ninguém.

Importante destacar, que quem assim age, está em desacordo com as soberanas Leis Divinas que Jesus resumiu em “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”, (1) e mais, o próximo não se restringe apenas naquele que fisicamente está perto de nós, mas também perto pelo coração, pela solidariedade, pelo respeito, pelo amor, pouco importando a distância física, e sim a vibração sincera dos sentimentos de fraternidade que temos por ele.

“Capacita-te de que se nos achamos todos nós, – os espíritos encarnados e desencarnados, em ligação com o trabalho evolutivo da Terra, – numa época extremamente conturbada por renovações e reajustes de variada espécie, é que estamos chamados para servir ao bem, dentro dela.

Se nós outros, os que aspiramos ao título de servidores, estivermos atentos na execução do dever que nos cabe, estejamos convencidos de que o Senhor sustentará a felicidade geral sem problemas.”  (2)

Muitas vezes acontece de estarmos ao lado de alguém sob o mesmo teto, contudo não nos é possível contar com sua cooperação para o sucesso em algum empreendimento de importância em nossa vida. Tal pessoa em verdade, não está perto de nós, ao contrário segue muito distante, sem ser incomodar com aquilo que nos diz respeito.

Pode, no entanto, acontecer que haja alguém que embora muito distante do local em que nos achamos esteja ao nosso lado, bem próximo de nós pela dedicação, pela consideração, e pelo afeto que nos devota, demonstrando que ser próximo é ser solidário, fraterno, amigo, ou seja amar seu semelhante participando de suas alegrias para engrandecer seus feitos e realizações, e de suas tristezas, para amenizar suas dores e auxiliar nas suas desventuras.

O conceito de próximo nos traz à lembrança o sábio lema de nossa doutrina “Fora da Caridade não há Salvação. (3)

Francisco Rebouças

Referências:
(1) Mateus – 22: 27 a 29;
(2) Xavier, Francisco Cândido, pelo Espírito Emmanuel, livro Amigo, cap. Em ação no bem; e
(3) Kardec, Allan, O Evangelho Segundo o Espiritismo, FEB. 112ª edição, cap. XV, item5.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em < https://agendaespiritabrasil.com.br/2017/04/26/prioridade-na-postura-de-dignidade-perante-o-proximo/>. Acesso em: 28OUT2022.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?