328 visualizações

Falsas vozes

novembro 25, 2022

Emmanuel escreveu um capítulo com o nome Entre falsas vozes. Está no livro Levantar e Seguir (editado pela GEEM). Tenho em mãos a 13ª. edição (de 2018), às páginas 56 a 60, de onde extraio trechos parciais.

Ele parte das sugestões advindas de nós mesmos incentivando posturas egoístas, onde se incluem a vaidade, o orgulho, ciúme, revolta e mesmo a maldade. Entre elas, para que tenhamos ideia da importância do texto, destaco:  “(…) a preguiça te pede: Descansa! (…), ou (…) a vaidade te afirma: Ninguém existe maior que tu! (…) e (…) o orgulho te diz:  Não cedas! (…)”.  Entre outras oportunas e atuais questões do cotidiano, Emmanuel afirma no texto que  “Os falsos profetas vivem nos recessos de nosso próprio ser”, indicando o surgimento daqueles equívocos de comportamento, onde “surgem, cada dia, invariáveis, na forma da intriga ou da maledicência, da leviandade ou da indisciplina, induzindo-nos a cerrar o coração contra a consciência (…)”.

Dada as circunstâncias difíceis do estágio que nos situamos, o texto é muito oportuno. Sugiro ao leitor pesquisar o artigo da íntegra, pelo título do texto original. Ele reflete a realidade que nos escraviza ainda, seduzindo-nos a partir do orgulho, tola ilusão que tantos males gera nos relacionamentos.

O que mais impressiona – e lamentamos existir ainda em nós – é o sentido imperativo das imperfeições morais que ainda nos dominam, necessitados que estamos de “(…) aceitarmos Jesus em nosso roteiro (…)”, afinal o caos social reinante é resultado dessa inobservância. Pois que ainda “(…) a revolta te assevera: Reage e reivindica os teus direitos! (…)”, embora esquecidos estejamos de cumprir os próprios deveres, que não são pequenos nem restritos.

Orson Peter Carrara

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://espiritismonapratica.com.br/artigo/ha-muitas-moradas-na-casa-do-pai>. Acesso em: 23NOV2022.

Orson Peter Carrara
Orson Peter Carrara

Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve na maioria dos estados do país, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas, sites e jornais do país, além de boletins regionais, no país e no exterior. Autor de treze livros, seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui