250 visualizações

Cumpramos nossos compromissos morais!

março 27, 2023

“Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus
e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe,
e por ela muitos se contaminem.”
– Paulo. (Hebreus, 12:15.)

Não nos furtemos ao trabalho de burilamento que precisamos empreender urgentemente, não fiquemos aguardando conquistas de virtudes sem o esforço e a dedicação imprescindíveis para conquistá-las. Urge nos dediquemos à cultura das boas obras inda hoje onde estivermos, empreendendo o bom combate porque toda migalha de bem que distribuirmos, é crédito a nosso favor perante a justiça Divina.

A marcha do progresso é inexorável, e ninguém pode detê-lo. Isto é fato comprovado. Por essa razão, os Espíritos Superiores nos advertem que são chegados os tempos das grandes transformações, as quais o nosso planeta está atravessando para avançar em seu caminho evolutivo. Apesar da má vontade da maioria que ainda se alimenta da ignorância milenar, que continua patrocinando a maldade o desamor e a infelicidade em larga escala.

O progresso intelectual desponta por toda parte, mas infelizmente o atraso moral da humanidade não se beneficia com a tecnologia para promover o bem estar da sociedade, em contrapartida alimenta ainda mais a fome de poder e possuir bens materiais, mesmo que atropelando a ética e a moral, espalhando a violência e alucinando os gananciosos.

Não podemos nos deixar abater pelo desânimo ou pela falta de fé, porque estes momentos caracterizados pelo desrespeito, pela desordem, pela falta de bom senso certamente também passarão. Confiemos em Deus e tratemos de ouvir a voz do Mestre nos garantindo com todo seu saber: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. (João, 14:1,2). Segue confiante cumprindo o teu dever amando a tudo e a todos.

“O dever do trabalhador é continuar a tarefa que lhe foi conferida, tanto quanto a obrigação do servo fiel é marchar na realização do programa de quem lhe concedeu a bênção do serviço edificante.

Tenhamos em mente que, em favor do êxito geral de nosso esforço, é imprescindível o incessante combate às raízes de amargura no coração. Se brotarem livremente, serão venenosos arbustos, prejudicando a movimentação dos interesses coletivos de elevação e paz.

Guardemos reflexão e prudência, mas destruamos a amargura injustificável, para que não perturbemos a obra do Mestre e para que os nossos amados não se privem da graça de Deus.” (Livro: Vinha de Luz, Chico Xavier, pelo Espírito Emmanuel, cap. 123).

A Lei Divina é perfeita e a Doutrina Espírita solidificada pela fé raciocinada nos solicita avançar com energia e esperança, trabalhando porque muito em breve estaremos vivenciando dias melhores rumo a Regeneração desde há muito anunciada. Tenhamos certeza de que verdadeiro exército de abnegados trabalhadores do Cristo estão empenhados em ajudar a humanidade na conquista dessa destinação superior.

Nada acontece por acaso, tudo segue uma programação determinada, e ninguém pode interferir nas soberanas, perfeitas e justas Leis Divinas.

Caminhemos operosos e confiantes, pois Jesus segue à frente!

Francisco Rebouças

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://agendaespiritabrasil.com.br/2017/09/27/temos-diferentes-compromissos/>. Acesso em: 27MAR2023.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui