212 visualizações

Os que choram, serão consolados

março 30, 2023

 A dor constitui valioso curso de aprimoramento para todos os aprendizes da escola humana.
– Mariano

O Evangelho Segundo o Espiritismo, no capítulo 5 (Bem-aventurados os Aflitos – item 18), nos convida a refletir sobre “o sofrer”. É inegável que todos nós passamos por momentos difíceis em nossa jornada terrena, mas a forma como lidamos com essas situações fazem toda a diferença em nosso desenvolvimento espiritual.

O sofrimento não é algo que deve ser evitado, mas uma oportunidade de aprendizado e evolução. É através das dificuldades que somos colocados à prova, tendo a chance de exercitar a nossa paciência, a nossa tolerância e a nossa capacidade de superação.

Muitas vezes nos deixamos levar pela dor e pela angústia, esquecendo-nos de que tudo o que nos acontece tem um propósito maior. Em vez de buscarmos o aprendizado e o crescimento, nos entregamos ao desânimo e à tristeza, permitindo que o sofrimento tome conta de nossas vidas.

É importante lembrar que o bem e o mal sofrer são apenas situações que fazem parte da vida terrena, e que nos ajudam a evoluir como espíritos perante a imortalidade. Tudo o que nos acontece é resultado de nossas escolhas e cabe a nós lidar com essas consequências da melhor forma possível.

Devemos sempre confiar em Deus, mesmo nos momentos mais difíceis. Ao invés de nos deixarmos abater pelo sofrimento, devemos aprender a lidar com ele de forma construtiva, buscando sempre o nosso crescimento espiritual.

O bem e o mal sofrer são partes integrantes da nossa jornada evolutiva. Cabe a nós escolher como enfrentar as situações, nos entregando à tristeza e ao desânimo, ou buscando o consolo através da superação.

Lembremos sempre das palavras do Mestre Jesus: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (MT 5:4).

Leonardo Arruda

Leonardo Arruda
Leonardo Arruda

Colaborador do Agenda Espírita Brasil, expositor espírita, dirigente no Centro espírita Luz e Caridade (Limeira / SP), membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Evangelho de Limeira.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui