309 visualizações

Cuidando do todo!

abril 23, 2023

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”. Jesus (Mateus:5:8)

“Com a precisa madureza do raciocínio, compreenderá o homem que toda a sua existência é um grande conjunto de negócios espirituais e que a vida, em si, não passa de ato religioso  permanente, com vistas aos deveres divinos que nos prendem a Deus.”
(Chico Xavier, pelo Espírito Emmanuel, livro Vinha de Luz, cap. 2.)

Importante não descuidar da saúde física, pois o corpo exige constantes cuidados. Importante não descuidar das necessidades de manutenção do veículo físico que Deus nos deu por empréstimo com a finalidade de nos proporcionar ferramentas para o desenvolvimento do nosso progresso espiritual.

Isso significa dizer que devemos prestar muita atenção às nossas necessidades e carência do corpo em todos os sentidos para mantê-lo saudável, não negligenciando nos cuidados com a higiene, alimentação, vestuário etc.

Além dos cuidados que dispensamos ao organismo material, necessário se faz cuidar também Da Alma que o sustenta e conduz, pois se essa não estiver bem, naturalmente seu organismo físico também não estará. Assim sendo, precisamos ter carinho e zelo para conceder à Alma momentaneamente encarnada as forças morais de que ela se sustenta.

Para o corpo, selecionamos as melhores receitas, caprichando na alimentação mais prazerosa possível, fazemos dieta quando percebemos fora do peso ideal, buscamos os melhores entretenimentos, e não esquecemos do repouso reparador.

Para a Alma, precisamos investir na educação, para desenvolver o discernimento na aplicação mais equilibrada do livre arbítrio, para nos aplicarmos no trabalho e desenvolvimento do bem, da caridade, da benevolência, da indulgência do perdão entre outros tantos tesouros que precisamos desenvolver em nosso mundo íntimo, pois são esses alguns dos alimentos morais que podem nos fortalecer muito espiritualmente falando.

“Habitua-te, desse modo, a agir com sinceridade em cada momento, de modo a percorreres o curso da tua reencarnação com sabedoria e probidade…

O Evangelho de Jesus conclama o discípulo sincero ao trabalho de auto lapidação moral agora, porque depois pode ser tarde demais.” (Divaldo Franco, pelo Espírito Joanna de Ângelis, livro Seja Feliz Hoje, cap. 5.)

Aproveitemos as oportunidades que a vida física nos propicia de crescimento e ascensão na estrada evolutiva que estamos percorrendo, a caminho da perfeição e da felicidade que nos aguardam num porvir ainda distante.

Jesus nos inspire, guie e guarde!

Francisco Rebouças

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://tvmundomaior.com.br/se-cuide-de-dentro-para-fora/>. Acesso em: 23ABR2023.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui