Página InicialTextos EspíritasE-mail compartilhado publicamente

174 visualizações

E-mail compartilhado publicamente

julho 16, 2023

Existem e-mails que recebemos e que merecem compartilhamento público. É o caso que o leitor encontra abaixo. Depois de recomendar um filme nas redes sociais, pelo valor reflexivo que a produção apresenta, incentivei muitas pessoas a também o verem. E recebo o texto abaixo de uma dessas pessoas. Realmente atingimos um momento do estágio humano onde a necessidade de tudo revermos, em termos de nossos comportamentos, precisa ser revisto.

Transcrevo na íntegra, sem identificar autoria, por dispensável. Diz respeito a todos nós:

“Quero agradecer-lhe a indicação do filme “Um filho”. Através do estudo realizado sobre temáticas psicológicas trazidas por Joanna de Angelis, pude perceber o quão importante é uma infância saudável, família estruturada, pais que devem estar preparados para proteger seus filhos, também preparando-os para um futuro com menos sequelas psicológicas.  Deu para perceber as feridas e cicatrizes trazidas pelo jovem de uma separação conturbada, não devem ser pegos de surpresa, há uma gama de sentimentos gerados numa separação, sem falar que a vida atribulada de hoje em dia, muitos pais não demonstram seus sentimentos, há uma pesquisa que indica 48% filhos não se sentem amados, e criança que não se sente amada, não aprende a amar.

Numa ocasião fui chamada numa escola para falar com jovens e uma garota havia tentado o suicídio quatro vezes, pedi para conhecer a família e constatar um pai castrador, dominador, que passava claramente que não confiava na filha e a tratava como uma prisioneira dentro de casa. Verdade! Não somos preparados para educar, não há uma escola para isso, aprendemos com a vida e as experiencias trazidas da nossa própria educação, muitas vezes equivocadas.

Eu mesma tive um pai assim, por essa razão casei jovem com apenas 21 anos, ele não fazia por mal, fazia parte de sua personalidade, da educação que também recebeu, precisei lidar com minhas próprias inseguranças até encontrar a Doutrina Espírita

Foi importante assistir, e lembrar como lidar com situações dessa natureza, como estou fazendo estágio em escola em contato com jovens, coloquei tudo isso no meu TCC com sugestão de um profissional que possa tratar não apenas os jovens, mas estar sempre com os familiares, porque sabemos que muitos problemas estão dentro de casa. Infelizmente escolas públicas não tem esses profissionais e questionei a coordenadora, ela disse que, quando há problemas com algum aluno, são encaminhados para psicopedagogos do município, mas quem sabe essas escolas pudessem chamar um palestrante pelo menos uma vez por mês para abordar temáticas relacionadas com aflições.”

A recepção desse retorno coincide com os vídeos que temos gravados com a educadora e psicóloga Aglaê Silveira, exatamente sobre os cuidados com a infância e a influência dessa no futuro, quando da vida adulta. Os vídeos estão nos episódios 42 a 46 da playlist (em meu canal com nome pessoal: Orson Peter Carrara, no youtube), que tem o nome de Aglaê Silveira – Preparo dos Pais. O filme citado está disponível no youtube e no amazon prime.

Isso tudo lembra especialmente a questão 208 de O Livro dos Espíritos. Os espíritos, indagados sobre essa influência dos pais nos filhos, responderam:

“(…) Bem grande influência exercem. Conforme já dissemos, os Espíritos têm que contribuir para o progresso uns dos outros. Pois bem: os Espíritos dos pais têm por missão desenvolver os de seus filhos pela educação. Constitui-lhes isso uma tarefa. Tornar-se-ão culpados, se vierem a falir no seu desempenho.”

O tema é vasto. Muitas outras questões e capítulos das obras básicas de Kardec aqui podem ser citadas e acrescentadas, mas a questão em referência resume bem o tema. As conversas com Aglaê seguem nesta direção e o filme deixa bem à mostra essa realidade humana no cotidiano das famílias.

Orson Peter Carrara

Orson Peter Carrara
Orson Peter Carrara

Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve na maioria dos estados do país, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas, sites e jornais do país, além de boletins regionais, no país e no exterior. Autor de treze livros, seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como