Página InicialTextos EspíritasO lado bom da vida

144 visualizações

O lado bom da vida

agosto 5, 2023

Não é novidade, para qualquer espírita, que vivemos em um mundo classificado como sendo de provas e expiações. Logo ambas fazem parte de nossas vidas, e à medida que aprendemos, extraindo a lição que cada desafio nos traz, vamos galgando degraus em nossa escalada evolutiva.

Somando-se a isso a famosa, e mal interpretada, frase de Jesus de que “a felicidade não é deste mundo”, é fácil aduzir que este abençoado lar é planeta de sofrimento apenas e aqui estamos para sofrer.

Mas a jornada terrena tem incontáveis coisas belas, temos muitas opções e as escolhas que fazemos podem tornar essa caminhada muito mais agradável. A mais simples destas escolhas é a companhia. Quem irá dividir esta experiência comigo? As escolhas nesta área podem ser determinantes no nosso destino.

A família foi a primeira, antes de encarnarmos, o companheiro ou companheira que será parte do novo núcleo familiar que formaremos, quando adultos, também. Mas a vida não é só família, temos enormes espaços internos que podem e precisam ser preenchidos de outro tipo de amor e aí se encaixam os amigos.

Amigos são irmãos pelos laços da afinidade e do coração, muitos destes encontros também foram pré-ajustados antes da presente encarnação, mas este círculo, em muito, pode ser aumentado desde que nos coloquemos a disposição para tanto.

A disposição de ir ao encontro deles, mas onde encontrá-los? Onde nos sintamos bem porque, por sermos almas afins, eles também se sentirão assim, no mesmo lugar, na mesma atividade. Se faz bem para mim, fará para ele ou ela também e pronto, como se fosse magia, essas coisas que vimos em filmes ou lemos nos romances, acontece.

Este encontro ou reencontro de almas é muito natural e nos preenche de algo que todos, indistintamente, precisamos, ainda que, não saibamos conscientemente. É só perceber o vazio que fica quando nos afastamos dessa pessoa ou desse grupo.

O espaço preenchido por esse sentimento, nada de material preencherá, por mais que se busque e que os recursos sejam ilimitados. Uma boa conversa, um bom trabalho em grupo, uma boa tarde de atividades, abraços e risos não tem valor mensurável aos olhos da matéria, só o coração reconhece.

Se você que lê esse texto pensou em alguma pessoa, agradeça, você já encontrou, e trate com muito carinho esse relacionamento, adube, cultive e ele florescerá. Se estiver com saudades vá rever essa ou essas pessoas. 

Se continua sentindo esse vazio, mexa-se e vá encontrá-las, elas estão esperando por você, tornarão um dia cinzento em iluminação solar, transformarão uma terra triste em um lindo jardim florido de onde não iremos querer mais sair, serão o tempero que dá sabor, por fim serão estas relações, verdadeiramente, o lado bom da vida.

André Tarifa

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/jardim-flores>. Acesso em: 05 de agosto de 2023.

André Luis R. Tarifa
André Luis R. Tarifa

Trabalhador espírita desde os 12 anos de idade, eterno aprendiz, tenho um canal no Youtube onde compartilho meu aprendizado e as belezas da poesia. Atualmente desenvolvo os meus trabalhos no Centro Espírita Mansão da Esperança em São Paulo, SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como