185 visualizações

É indispensável utilizar bem nossos conhecimentos!

agosto 15, 2023

“Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”.
Paulo – Efésios 5:14

Grande número dos seguidores da doutrina espírita, diante dos relevantes conhecimentos e informações de que somos portadores sobre a necessidade da reforma íntima à qual todos estamos convidados à realização, aguardam sonolentos e distraídos que esses conhecimentos realizem os “milagres” de solucionar os problemas que eles mesmos criaram e continuam criando, pelo simples fato de comparecerem a uma Instituição Espírita sem o necessário esforço de melhoria e crescimento moral e espiritual.

Preservam suas crenças na esperança de que os Espíritos Superiores possam fazer por eles o que eles precisam para ascenderem na escalada evolutiva do progresso moral espiritual, por que segundo pensam têm esses a missão de acudirem e ajudarem o ser humano em suas dificuldades e necessidades nas expiações e provas em que estão comprometidos.

Costumam não levar a sério o estudo da doutrina espírita mantendo-se no misticismo que envolve os assuntos superficiais da mediunidade, deitados no falso conforto desfrutado na preguiça e no comodismo em relação às coisas espirituais, deixando para depois o que para estes não faz parte dos planos prioritários.

Urge acordarem para os desafios propostos pelas dificuldades que a vida apresenta a cada um, que propiciam a todos nós a oportunidade de transformação do homem velho em um novo ser, porque não se alteram hábitos doentios e perniciosos de uma hora para outra sem o necessário e indispensável desejo e o correspondente esforço.

“Debaixo da inspiração do Cristo, diariamente há movimentos de aproximação entre quantos se candidatam ao bom entendimento, perante a vida eterna. Alguns trazem a mão confortadora e amiga da assistência fraternal, outros o júbilo sagrado da esperança sublime. Estabelecem-se novos acordos. Traçam-se novas diretrizes.

Imperioso é reconhecer, porém, que o Senhor mostrará a cada trabalhador o conteúdo de serviço e testemunho que lhe compete fornecer no ministério do seu Amor Infinito.” (Chico Xavier, pelo Espírito Emmanuel. Livro Vinha de Luz, cap. 125).

A transformação que a doutrina espírita propõe é acima de tudo o crescimento do indivíduo em moralidade com o desenvolvimento dos valiosos talentos com os quais a Soberana Sabedoria nos equipou, para a conquista da harmonia e da paz interior que tanto almejamos desfrutar.

Assim sendo meus irmãos, procuremos utilizar da melhor forma possível as instruções libertadoras do Espiritismo substituindo paulatinamente os milenares hábitos equivocados fartamente usados até então, adotando um novo procedimento, a começar pela vigilância dos pensamentos, e depois os velhos procedimentos no falar e agir, afim de que pouco a pouco a nossa renovação se faça presente e constante.

Temos no espiritismo as convenientes diretrizes para alcançar a felicidade possível em nosso planeta, mas, para consegui-lo é preciso despertar para nossa realidade de Espíritos imortais a caminho da perfeição.

Jesus nos guie e abençoe!

Francisco Rebouças

Nota do Editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em reforma.
Acesso em: 13/08/2023.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui