529 visualizações

Sempre atentos!

setembro 5, 2023

“Tenho-vos dito estas coisas, para que vos não escandalizeis.” – Jesus. (João, 16:1.)

Ao aproximar-se a hora de sua partida para o mundo espiritual, Jesus não nos deixou sem seus avisos de alerta para o cuidado com os obstáculos que teríamos que superar para triunfar de forma segura em nossa caminhada na esfera física.

Os verdadeiros seguidores do Cristo não prescindem de seus ensinamentos e advertências, sob a responsabilidade do trabalho confiado a cada um na obra de reajustamento individual e coletivo para a implantação de seu Evangelho Redentor no mundo.

É necessário a devida compreensão de tudo que o Mestre nos ensinou exemplificando, porque se a palavra pode convencer, somente o exemplo é capaz de arrastar seguidores como o fez Jesus nas caminhadas que empreendeu ao lado dos doentes de toda sorte, pois, conforme nos afirmou: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.” (Marcos 2:17). 

“Quem vive segundo as leis sublimes do espírito respira em esfera diferente do próprio campo material em que ainda pousa os pés.

Avançada compreensão assinala-lhe a posição íntima.

Vale-se do dia qual aprendiz aplicado que estima na permanência sobre a Terra valioso tempo de aprendizado que não deve menosprezar.

Encontra, no trabalho, a dádiva abençoada de elevação e aprimoramento.

Na ignorância alheia descobre preciosas possibilidades de serviço.

Nas dificuldades e aflições da estrada recolhe recursos à própria iluminação e engrandecimento.

Vê passar obstáculos como vê correr nuvens. Ama a responsabilidade, mas não se prende à posse.

Dirige com devotamento, contudo, foge ao domínio.

Ampara sem inclinações doentias.

Serve sem escravizar-se.

Permanece atento para com as obrigações da sementeira, todavia, não se inquieta pela colheita, porque sabe que o campo e a planta, o sol e a chuva, a água e o vento pertencem ao Eterno Doador.

Usufrutuário dos bens divinos, onde quer que se encontre, carrega consigo mesmo, na consciência e no coração, os próprios tesouros.

Bem-aventurado o homem que segue vida a fora em espírito! Para ele, a morte aflitiva não é mais que alvorada de novo dia, sublime transformação e alegre despertar!”

(Chico Xavier/Emmanuel. Livro Pão Nosso, cap.82).

Alertou-nos para o fato de que a ignorância sobre os princípios da renovação espiritual por Ele ensinados e exemplificados perduraria por longo período de tempo no mundo, e que os legítimos e fiéis seguidores de sua filosofia de vida não seriam vistos com simpatia, ao contrário, seriam odiados e perseguidos.

Que certamente sofreriam até mesmo com falsas acusações de tantos quantos ainda se encontram incapacitados de maior compreensão e entendimento da Lei Divina; aguentariam hostilidades mesmo em família daqueles que se conservam distantes da iluminação interior; seriam difamados, escarnecidos desprezados simplesmente por optarem a seguir o caminho traçado por Jesus para quem desejasse vivenciar as verdades divinas por Ele trazidas. 

Asseverou que seus seguidores testemunhariam o progresso temporário dos ímpios, a incompreensão de muitos, a solidão nas horas que mais necessitassem de ajuda, além da ingratidão de seus próprios afeiçoados.

Jesus em momento algum deixou dúvidas à cerca das dificuldades que o verdadeiro cristão atravessaria num mundo materialista como o nosso. Não prometeu privilégios a nenhum de seus seguidores, ao contrário preparou-lhes o espírito para a luta edificante, o trabalho educativo exigido nas situações retificadoras, e ensejos de iluminação e grandeza pelo sacrifício e pela renúncia aos prazeres ilusórios e passageiros ofertados pelos bens e situações materiais, para a conquista da elevação pela conquista da luz e da paz que tanto desejamos alcançar.

Francisco Rebouças

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?