470 visualizações

Observar menos, praticar mais

novembro 28, 2023

“TODOS QUEREM OBSERVAR, RAROS SE DISPÕE A REALIZAR”
NOSSO LAR

Mais uma vez nos deparamos com uma pérola extraída do livro Nosso Lar, parceria inesquecível de André Luiz e Chico Xavier. Que primor a observação da Senhora Laura à André Luiz, pois assim é conosco ainda nos dias atuais, apesar de todos os ensinos existentes e muitas vezes até absorvidos, pouco praticamos na romagem terrena.

Como determina a da Lei do Trabalho, de tempos em tempos somos convidados a prestar serviços, seja material, seja espiritual ou até mesmo intelectual, mas sempre buscando uma desculpa, preferimos a observação do serviço alheio, sob a mentira de sermos incapazes ou de não merecedores de tamanha deferência, do que “colocar às mãos na massa” e realmente produzir algo de útil para a sociedade, mas principalmente trazer algo útil para nosso progresso.

Vale ainda lembrar Humberto de Campos, em diversos livros, narra a atividade de centros espíritas onde os trabalhadores recusam o trabalho e preferem sempre se colocar como observadores e julgadores do trabalho alheio. Se esquecem que no Livro dos Espíritos, questão 674, o trabalho é tido como uma necessidade; e continua na questão 676 que se o homem não trabalhasse permaneceria ele na tenra infância para dizer que não progrediríamos, contrariando o motivo de nossa encarnação como mencionado na questão 132.

Assim é imperioso compreender a necessidade de não apenas frequentar reuniões de esclarecimento, fazer cursos regulares, se colocar a consumir livros e mais livros, é necessário trabalhar, é preciso começar a produzir resultados de todo esse conhecimento conquistado, não mais ficar sentado buscando uma ajuda, mas se colocar de pé a ajudar o próximo. O espiritismo é feito de prática e não de teoria, essa Kardec, Chico e tantos outros já nos deram, agora cabe a nós coloca-las em prática, não importando o trabalho, lembremos que o Mestre encarnou em simples condições e fez resultados maravilhosos pelo simples emprego de suas mãos.

Confiança, aqui na Terra somos regidos pela Lei do Recomeço, sempre temos a chance de recomeçar, sempre podemos começar novamente e buscar um novo final, lembrando um querido trabalhador que passou por essas bandas e muito trabalhou e muito recomeçou. Não deixemos o desânimo ou o comodismo tomar conta de nossas vidas, a Lei é do Trabalho e apenas com ele colheremos os benefícios para o nosso próprio melhoramento.

Daniel Baeninger

Nota do Editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em Nosso Lar.
Acesso em: 26/1/2023

Daniel Baeninger
Daniel Baeninger

Trabalhador do Centro Espírita Luz e Caridade de Limeira/SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?