Página InicialTextos EspíritasPalmelo, a cidade dos espíritos

98 visualizações

Palmelo, a cidade dos espíritos

fevereiro 19, 2024

Como o Brasil tem fatos maravilhosos que desconhecemos. Deparei-me com um documentário no YouTube intitulado: Palmelo, a cidade dos espíritos. (1)

Trata-se de uma cidade no estado de Goiás que se formou a partir de um centro espírita.

Na região onde está situada Palmelo, por volta do final do século 19 e início do século 20, várias famílias que vinham de São Paulo se estabelecem ali e uma delas levou o Evangelho Segundo o Espiritismo pela primeira vez no local. Tão logo uma família se instalou na fazenda chamada Palmelo, começou o culto do Evangelho no lar. Os trabalhadores das fazendas começaram a participar e aumentou o número de participantes.

Nesses cultos começaram as manifestações espirituais e porque havia necessidade de tratamentos espirituais para curas de obsessões e curas físicas, num local que carecia de assistência médica, eles sentiram que chegara a hora de fundarem um centro espírita para as reuniões mediúnicas.

Dentre as manifestações espirituais, surgiu um fazendeiro com a doença espiritual do fogo selvagem. Foi então que buscaram o famoso médium de cura Jerônimo Candinho, que se estabeleceu no município de Caldas Novas em Goiás, vindo de Sacramento, em Minas Gerais e que em Goiandira já havia fundado não só uma escola cujo lema era educação, como também o centro espírita Eurípedes Barsanulfo, que fora seu professor. O fazendeiro recebe a cura pela mediunidade dele e de sua esposa Francisca Borges Gomide, dona Chiquinha.

Os fazendeiros buscaram orientações para a fundação do centro espírita local e a receberam por uma psicografia indicando o local apropriado para a fundação, através da mediunidade de dona Chiquinha. Assim, saíram a cavalo à busca do dito local que os benfeitores espirituais escolheram estrategicamente, veja o que consta nos registros da casa e que é exibido neste citado documentário:

Marco Representativo do Ponto geomagnético de Palmelo:

Ponto de concentração de energias magnéticas. Convergências e divergências dessas forças magnéticas da Terra.

Algumas localidades do planeta também possuem esse magnetismo. Em Palmelo, essas energias facilitam as manifestações espirituais, próprias para curas. É neste campo convergente de grande luz que se encontra, estrategicamente, a cidade espiritual Colônia Nova Esperança.

O Centro Espírita Luz da Verdade é fundado, então, nesse local em 02 de setembro de 1929, quando ficou também o marco de fundação da cidade de Palmelo. Em 1936 Jerônimo Candinho muda-se para a cidade, onde desencarnou. O aglomerado de moradores foi crescendo e hoje é uma cidade constituída, sendo que foi emancipada em 1953.

O planejamento desse centro espírita no plano espiritual aconteceu na colônia espiritual Nova Esperança por vontade de Maria de Madalena ao sentir a necessidade de um posto no local. Ela pediu a Maria de Nazaré, que recebeu a autorização superior para tal.

Então, os encarnados predispostos a tal projeto foram acionados para a concretização material do projeto.

A colônia espiritual Nova Esperança é especializada em estatística e tem o registro de todos os encarnados no planeta Terra, bem como os dos que foram transferidos para outros orbes.

Quando Juscelino Kubitschek (JK) foi candidato ao senado, ele foi visitar Palmelo e teve o seguinte diálogo com Jerônimo:

JK: “Você foi um herói!”

Jerônimo: “Não, JK, herói foi você, construiu Brasília!”

JK: “Para construir Brasília eu tive a ajuda do mundo inteiro e você, com quem contou?”

Jerônimo: “Contei com a dona dor, a dona dor construiu!”

A cidade, além do Centro Espírita Luz da Verdade com os seus tratamentos espirituais, psicografias e curas, possui escola espírita, rádio espírita, a TV Palmelo com irradiações e preces, para citar alguns exemplos. Se o leitor acessar o link citado (1) descobrirá as maravilhas que o mundo espiritual nos proporciona online e mais detalhes sobre a cidade, bem no coração do Brasil, perto de Brasília.

Lá é uma cidade espírita constituída, mas o resto do Brasil não está desassistido. Espalhadas por todo o nosso Brasil, encontraremos casas espíritas inspiradas pelos benfeitores espirituais a trabalhar pela comunidade, humildemente cumprindo a sua missão, em silêncio, assim com a natureza, a ajudar a nossa vida sem alarde, mas fielmente ali, pronta para nós. Que bênçãos dos Céus!

Maria Lúcia Garbini Gonçalves

Nota da autora:
Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=nXEtKVXHwbQ&t=2459s>. Acesso em 17 de fevereiro de 2024.

Maria Lúcia Garbini Gonçalves
Maria Lúcia Garbini Gonçalves

Tradutora, mora em Porto Alegre/RS, estudante da Doutrina Espírita, trabalha no Grupo Espírita Francisco Xavier como médium.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como