Página InicialTextos EspíritasNa luz do amor

42 visualizações

Na luz do amor

maio 6, 2024

                        Ama o teu próximo como a ti mesmo. (1)

Só é possível amar no sentido como nos apresentou Jesus, se nos amarmos primeiro. Jesus não estava apresentando uma receita de egoísmo, tão pouco estava nos aconselhando que nos considerássemos melhores do que os outros, mostrou apenas que sem o autoamor não se é possível amar ninguém.

O autoamor é um grande desconhecido ainda para a maioria de nós, que nos esforçamos para sair de um mundo íntimo de conflitos e paixões para uma realidade mais suave e serena que nos permita ver a vida e as pessoas com mais leveza e sem qualquer julgamento.

É preciso que desenvolvamos sentimentos melhores que só é possível no exercício das experiências de cada dia, precisamos ter uma boa consciência a respeito de nós mesmos. Em “O Livro dos Espíritos” (2), o espírito Santo Agostinho ensina que é preciso avaliar a caminhada de nossas vidas, passar em revista o dia que se finda e vermos como tratamos os outros, se deixamos de fazer o bem que podíamos, se alguém tem alguma coisa contra nós ou se nós temos alguma coisa contra alguém, e diz mais, que não devemos temer multiplicar as perguntas, porque quanto mais nos interrogarmos mais saberemos o que devemos mudar.

Somente a reforma íntima, a mudança de sentimentos é que edificará o autoamor. Conscientes de quem somos vamos nos esforçar para sermos melhores e, assim, teremos razões próprias para sermos felizes e não dependeremos do que recebermos ou não das pessoas, tendo por nossa vez a vontade de fazer o bem a todos. Jesus nos amou, nos ama e ainda não é amado como seria o ideal, e isso vemos por nossas atitudes, sabemos os seus ensinamentos, mas nem sempre agimos como devemos.

É preciso buscarmos a caridade, a prática do bem para que a nossa natureza se modifique, e então, tendo em nós as razões para sermos felizes amaremos a todos como cada um é, sem esperar nada de ninguém e ainda promovendo, abençoando, auxiliando, iluminando com as próprias luzes o nosso caminho e o de quem estiver seguindo conosco.

Somente o autoamor traz luz à vida, seja na carne ou fora dela.

Adelvair David

Referências:
(1) Mateus 22:39.
(2) O livro dos Espíritos, Questão 919.

Adelvair David
Adelvair David

Dirigente, Trabalhador e Orador Espírita no Grupo Espírita Beneficente "Maria Dolores", na Cidade de Jales, interior de SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como