Página InicialTextos EspíritasNascer, renascer e brilhar!

24 visualizações

Nascer, renascer e brilhar!

maio 7, 2024

Nicodemos, um senador dos judeus, pergunta a Jesus:

– “Mestre, sabemos que vieste da parte de Deus para nos instruir como um doutor, porquanto ninguém poderia fazer os milagres que fazes, se Deus não estivesse com ele. Jesus lhe respondeu: Em verdade, em verdade, digo-te: Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo…

… Se um homem não renasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus – O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é Espírito.” (1)

O Mestre já dá o recado de que nosso Espírito vem de Deus e que chegaremos ao Reino de Deus renascendo, e que nosso corpo físico vem da carne, de outro ser reencarnado.  Jesus com a humildade divina, que é calcada na razão gerada por um amor puro construído ao longo das Suas experiências pretéritas, coloca-se como nós, quando disse que ninguém pode chegar ao Reino de Deus sem renascer. E afirmou que somos deuses, que podemos fazer o que ele fez, mas precisamos reencarnar e amar mais e mais.

A ideia de reencarnação já é sabida e assimilada por muitas culturas há muito tempo. Mas Kardec, no século XIX, recebeu do mundo espiritual, a pedido da Fonte Criadora e com a coordenação de Jesus através de espíritos de luz, o Consolador prometido pelo Mestre e que trouxe a prova inconteste da reencarnação, tendo seu tripé na filosofia, na ciência e na religião, explicando como que um manual detalhado de onde viemos e para onde iremos.

Mas os ensinamentos de Jesus irão nos surpreender com novas revelações sempre a medida em que nos aprofundamos em nossos estudos e que nossos olhos enxergam mais longe. Vejamos este trecho:

 “Com sua voz mansa, suas palavras sob medida, Chico Xavier usava as próprias palavras do próprio Jesus Cristo – “Necessário vos é nascer de novo” – para vender seu peixe. Com frases bíblicas à mão, apregoava:

– Sim, nascer de novo todos os dias, todas as semanas, de ano para ano, de etapa para etapa, mas também, de vida em vida, de berço em berço.” (2)

Ou seja, a vida é renascer a todos os instantes. É morrer um pouquinho a todo o momento para o egoísmo, para o orgulho, para vaidade, ou seja, para os melindres, para a inveja, para a intolerância, para a maledicência, para o ódio, para a impaciência, para tudo mais que nossa consciência sabe que não é bom.

Mas este renascer exige o nosso esforço, a nossa disciplina, a nossa abnegação que vem alavancado por uma vontade nascida de um despertar gradual da consciência, de um despertar dos sentimentos aproximando-se mais de um puro amor, que temos construído em muitas reencarnações, de pequeninas mortes e pequeninos avanços. Como diz uma música muito usada na evangelização espírita “Não dá, não dá, não dá, numa só existência tudo a aprender”. Se o leitor quiser, pode ouvi-la aqui (3).

Mas nossa história vai ter um final feliz, de certeza, o bom pastor não abandona nenhuma ovelha. Pertencemos a um planeta que transita de Provas e Expiações à Regeneração, significa que algum avanço já foi feito. Portanto, tenhamos paciência conosco mesmo, nos perdoando, mas sempre mantendo o espírito de tentar mais uma vez ser um pouco melhor, amar melhor, com boa vontade.

Estamos aqui para tirarmos as vestes velhas, assim como a lagarta que se transforma em borboleta para voar, livre, e cada instante importa, a cada instante construímos algo, a cada instante é uma oportunidade de aprender a amar como Jesus nos amou e, assim, brilhar a nossa luz. Que bem-aventurança é a nossa caminhada para a luz!

Maria Lúcia Garbini Gonçalves

Referências:
(1) KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap.IV.
(2) MAIOR, Marcel Souto. As vidas de Chico Xavier. Editora Planeta do Brasil. 2ª edição.
(3) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=P6KsNuEzFsU>. Acesso em 07 de maio de 2024.

Maria Lúcia Garbini Gonçalves
Maria Lúcia Garbini Gonçalves

Tradutora, mora em Porto Alegre/RS, estudante da Doutrina Espírita, trabalha no Grupo Espírita Francisco Xavier como médium.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como