mente,amor caridade

34 visualizações

No comando da mente!

agosto 25, 2024

“Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa.”
Paulo. (I Coríntios, 5:7.)

A mente é uma potente usina de força que se bem utilizada, firma-se como a segura estrutura para nossas realizações positivas na vida. “O pensamento, em consequência, é a emissão daquilo a que aspira o Espírito e se transforma em cocriador no Cosmo.” Franco, Divaldo Pereira, pelo Espírito Joanna de Ângelis – Livro Seja Feliz Hoje, cap. 11.

Cuidemos de direcionar esforços no sentido de vigiar nossos pensamentos, evitando os devaneios, as utopias, as ilusões da procura da felicidade nos bens passageiros da matéria, que nos ativam as perturbadoras paixões que certamente não se concretizarão como esperamos.

Mesmo que alcancemos os insanos desejos de ver realizadas nossas ilusórias e passageiras conquistas materiais, de poder, ou de quais quer outros tesouros materiais, mais cedo ou mais tarde, chegaremos à conclusão de que a felicidade da conquista já desapareceu.

A mente negligenciada ou mal dirigida, perde a finalidade para a qual a Suprema Sabedoria do Universo nos potencializou de seus infindáveis recursos para a conquista dos desígnios superiores em busca da verdadeira felicidade e da pureza a que todos estamos destinados.

É imprescindível atentar para o fato de que quando soubermos comandar nossa mente seremos capazes de alterar profundamente o ritmo e o sentido de nossa existência. Isto porque, a mente vigilante e bem orientada, aliviar-nos-á a tensão de um semblante tenso contraído pelas preocupações infundadas, cedendo lugar a alegria espontânea de quem não carrega em seu mundo interior senão a paz de uma vida pautada na dignidade.

Em todo empreendimento digno, tanto quanto em qualquer construção, entre o início e o acabamento da tarefa jazem, de permeio, o ideal e o serviço, a persistência e a esperança.

E quando a empresa em curso se refere ao nosso anseio de melhorar espiritualmente aqueles que mais amamos, é forçoso reconhecer que ninguém consegue modificar alguém, sem que esse alguém se disponha à transfiguração necessária.

Compreendamos assim que, se não é lógico alterarem-se, por nossa causa, as leis e as experiências que regem as criaturas e as instituições que nos sejam queridas, podemos perfeitamente mudar a nós mesmos pela força de nossa vontade na oração, na decisão, no serviço e na lealdade aos compromissos assumidos para a sustentação das boas obras, seja no plano externo ou no campo íntimo, em nós ou fora de nós, aprendendo a compreender e a sofrer, a edificar e a servir, a suportar e a esperar.”

Xavier, Francisco Cândido, pelo Espírito Emmanuel. Livro Benção de Paz, cap. 3

Investir sensatamente nossa mente em coisas úteis e fins elevados, significa desenvolver nossa fé, nosso otimismo, nossa confiança em Deus e trabalhar com disciplina e alegria em nossa melhoria e do nosso semelhante buscando nos tronar homens e mulheres de bem “dando a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”  Mateus: 22,21

Urge entender que o homem se transformará naquilo que cultiva como desejo em sua mente, porque a mente como usina mental é força motriz de que se utiliza o Espírito para a viagem pela vida material e fora dela na busca de sua verdadeira essência Divina.

Francisco Rebouças

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui