deus

24 visualizações

“Dai a Deus o que é de Deus”

setembro 1, 2024

“Dai a César o que é de César. E dai a Deus o que é de Deus”.
Jesus

E Sua a orientação nos leva a pensar que nós somos devedores uns dos outros, por isso a caridade é a condição   inegociável para a salvação.

Podemos nos perguntar:

Mas, eu pago minhas contas em dia, então eu devo o quê?

Emmanuel, mentor de Chico Xavier, falando sobre prosperidade no livro Pensamento e Vida nos diz que a nossa riqueza não vem somente da face material daquilo que possuímos. E ainda no livro Vinha de Luz nos alerta sobre avareza, lembrando que ela também não está restrita ao apego às coisas, posses materiais. Refletindo sobre isso concluímos que o que devemos uns aos outros vai além de recursos materiais, para atender às necessidades da sobrevivência física.

Devemos apoio, compreensão, incentivo, encorajamento, gentileza, perdão, esquecimento das ofensas, respeito, gratidão, cooperação, reconhecimento, participação, acolhimento, alegria, presença, sorriso, abraços, amor. Se nós queremos a alegria de sermos plenos, precisamos nos apoiar mutuamente. Praticando a caridade material e moral.

E estes que ainda tentam dar uma desculpa, aferrados ao egoísmo, para não compartilhar e dividir o que é seu; assim como aqueles que interpelavam Jesus buscando uma forma de fazer cair sobre Ele a responsabilidade por suas fugas ao dever, não estão realmente conscientes e comprometidos com seus ensinamentos.

Talvez os Césares sejamos todos nós, devedores e cobradores implacáveis e indiferentes. Reféns do egoísmo e do orgulho, apegados ao mundo das sensações e das conquistas tão tangíveis quanto   perecíveis e temporárias.

Precisamos compreender que nada nos libertará do sofrimento até que possamos compreender a causa, o ensinamento que ele traz e passar por ele com coragem. Confiando em Deus e em sua Justiça que sempre nos renova as oportunidades de superação e desenvolvimento na direção do amor.

Temos deveres que dizem respeito à nossa condição de alma ou Espírito encarnado, os quais precisamos cumprir com retidão e amor ao próximo; e ainda deveres que dizem respeito à nossa condição de Espíritos imortais, filhos de Deus. Esses, precisamos viver e exemplificar com gratidão e amor ao dever, como Jesus nos ensinou mostrando total fidelidade à Vontade de Deus.

O Pai atendendo ao pedido de Jesus, não nos deixou sozinhos, nos enviou O Consolador, A Terceira Revelação.

Através das obras básicas Allan Kardec, na comunicação com os Espíritos Superiores nos descortinou a Terceira Revelação. Iniciando o trabalho, publicou em 1857 o Livro dos Espíritos para nos conduzir a uma relação mais pessoal e direta com Deus, nosso Pai, conforme nos apresentou, Jesus.

Ali estão descritas as Leis Eternas e imutáveis de Deus, que conduzem os Espíritos imortais a viver com justiça, amor e caridade em qualquer lugar do Universo infinito criado por Deus, essas leis, afirmam os Espíritos Superiores; estão acessíveis a todos os filhos de Deus. Pois as trazemos inscritas de forma inapagável em nossa consciência, assim a qualquer momento, de onde estivermos, encarnados ou desencarnados podemos acessá-las e estabelecer uma comunicação com Deus.

O Pai e Jesus nos aguardam a uma prece de distância para que possamos assumir o compromisso com o autoconhecimento, autoperdão, humildade, a indulgência para com as fraquezas alheias, fazer ao outro o que gostaríamos que fizessem por nós. Então, como o filho pródigo regressaremos ao Lar Espiritual sendo artistas de nós mesmos, protagonistas da nossa própria libertação.

Mariana

Referências:
(1) Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XI Allan Kardec;
(2) Livro dos Espíritos- Allan Kardec;
(3) Pensamento e Vida- Psicografia Chico Xavier pelo Espírito Emmanuel;
(4) Vinha de Luz– Psicografia Chico Xavier pelo Espírito Emmanuel.

Mariana da Silva
Mariana da Silva

Evangelizadora, trabalhadora do Grupo Espírita Francisco Xavier,
Voluntária no Programa Conte Mais da FERGS como multiplicadora, oficineira, contadora de histórias e Palestrante.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui