caos

271 visualizações

O caos serve a ordem!

setembro 14, 2024

Quando ouvimos as notícias negativas sobre os acontecimentos atuais aqui na Terra, sobre o comportamento de pessoas e líderes, poderemos até ficar desanimados, pensando que regeneração é essa que está vindo, quando tudo parece cada vez ficar pior, tudo parece caótico.

A ciência explica sobre o caos:

“Antes de começar essa leitura você deve se perguntar: caos é uma coisa boa ou ruim? Pelo significado que ouvimos no cotidiano diríamos que se trata de algo ruim. Mas, ao contrário do que parece, nem sempre “caos” quer dizer algo negativo. Tratando-se da Teoria do Caos, podemos dizer que se trata de algo bom, pois essa teoria traz explicações de fenômenos não previsíveis. Portanto, a Teoria do Caos é um padrão de organização dentro de um fenômeno desorganizado, ou seja, dentro de uma aparente casualidade… O estudo da desordem organizada (teoria do caos) foi proposto pelo meteorologista Edward Lorentz…”(1)

Sabemos que a física é baseada na natureza, então tudo está sujeito a semelhantes fenômenos no nosso mundo da matéria. A ciência já nos mostra que o caos que estamos vivendo está dentro de “um padrão” de organização. E quem, o quê, cria essa organização? Só pode ser uma superinteligência. A casualidade é só aparente.

“A vida não é caos, é cosmos… Existe um propósito maior”, palavras da filósofa Lúcia Helena Galvão, que encontrou o caminho do bem bebendo da sabedoria dos grandes filósofos da humanidade.(2)

Vejamos o que nos diz Kardec sobre a Destinação da Terra, em O Evangelho Segundo o Espiritismo (3):

“Muitos se admiram de que na Terra haja tanta maldade e tantas paixões grosseiras, tantas misérias e enfermidades de toda a natureza, e daí concluem que a espécie humana bem triste coisa é. Provém esse juízo do acanhado ponto de vista em que se colocam os que o emitem e que lhes dá uma falsa ideia do conjunto. Deve-se considerar que na Terra não está a humanidade toda, mas apenas uma pequena fração da Humanidade. Com efeito, a espécie humana abrange todos os seres dotados de razão que povoam os inúmeros orbes do Universo.”

Imagine que existem planos com seres muito ignorantes, e que precisam reencarnar aqui para se purificarem de um pretérito bem comprometido com a Lei do amor. Pois é, a maioria de nós, humanos, estamos nessa condição. Mas por que aqui? Porque a Terra é a nossa oportunidade, já que ainda abriga seres presos a provas e expiações, mas que está em transição para se regenerar. Como não compreendemos o que é de fato amar o próximo, a dona “dor” veio nos ensinar. Então estamos assistindo a chuva de ações de seres que se agridem e se machucam, com altos níveis de egoísmo, causando um sofrimento a si mesmos.

Como assim, “a si mesmos”? Ora, porque não internalizamos que nosso Pai criou a Lei da Causa e Efeito. Vejam só o que a ciência diz: A Terceira Lei de Newton (Princípio da Ação e Reação) diz que A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos. E se a ciência comprovou pela prática, o Espiritismo também, que nos esclarece a Lei da causa e efeito, dizendo que somos responsáveis por tudo que nos acontece. O bem ou o mal que fazemos, volta-se para nós.

Então, presenciamos um momento em que estamos recebendo nossa última oportunidade de corrigirmos nossas más tendências. Porém ainda nos é difícil, ainda caímos em tentações, por isso este caldeirão de ação e reação em ebulição que vivenciamos, porque é já hora de mudar e essa mistura tem uma organização com um fim.

O gerente maior da Terra, Jesus, deixou o “joio crescer com o trigo” para que seja bem claro quem está melhor e pronto para continuar aqui na Terra o processo de progresso espiritual. E a misericórdia de Jesus é tão grande, que muitos seres mais evoluídos estão reencarnando para dar ordem ao caos. Imagine uma água marrom, suja, onde gotas de água limpa é colocada, devagarinho, mas sempre, uma hora essa água será cristalina.

Então, vamos nos apegar à fé, à certeza de que tudo está certo como está, que não estamos desamparados, pois temos Jesus no leme. A caridade que nasce em nós quando somos tocados pela dor que nós mesmos causamos recupera a harmonia do sistema todo, por isso que fora da caridade não há salvação.

Vamos encerrar com um verso da linda música O Sal da Terra, provavelmente intuída do mundo espiritual por Beto Guedes:

Vamos precisar de todo mundo

Pra banir do mundo a opressão

Para construir a vida nova

Vamos precisar de muito amor

A felicidade mora ao lado

E quem não é tolo pode ver

 

Maria Lúcia Garbini Gonçalves

 

Referências:
(1) Veja mais sobre “Teoria do Caos” em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/teoria-caos.htm>; e
(2) …<https://youtu.be/aMQgvr_ZmI8?si=FseBBgadFZBXIwHt>.
(3) KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo III, item 6.

Maria Lúcia Garbini Gonçalves
Maria Lúcia Garbini Gonçalves

Tradutora, mora em Porto Alegre/RS, estudante da Doutrina Espírita, trabalha no Grupo Espírita Francisco Xavier como médium.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?