Alzheimer,alzheimer espiritismo,mal de alzheimer doutrina espirita

404 visualizações

Não podemos esquecer-nos do Alzheimer

setembro 18, 2024

Demência é um termo usado para várias doenças que afetam a memória, o pensamento e a capacidade de realizar atividades diárias. Resulta de uma variedade de doenças e lesões que afetam o cérebro. O mal de Alzheimer é a forma mais comum de demência e pode contemplar entre 60 e 70% dos casos. (1)

O dia 21 de setembro  foi escolhido pela Associação Internacional do Alzheimer como representante do Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer, um dia que não deve e não pode ser esquecido. O objetivo foi o de fortalecer a divulgação de informações sobre os principais sintomas da doença, suas propostas de tratamento e como aconselhar os familiares sobre o modo de lidar com esses doentes.

Aloysius Alzheimer – 14/06/1864 – 19/12/1915, foi um psiquiatra alemão conhecido por descrever em 1906 a patologia que recebeu o seu nome: doença de Alzheimer ou mal de Alzheimer. Ele observou uma alemã saudável  – Auguste Deter – que, aos 51 anos, desenvolveu um quadro de perda progressiva de memória, desorientação, distúrbio de linguagem (com dificuldade para compreender e se expressar), tornando-se incapaz de cuidar de si. Após o falecimento da paciente, aos 55 anos, Alzheimer examinou seu cérebro e descreveu as anomalias que hoje são conhecidas como características dessa moléstia.

O Mal de Alzheimer é uma enfermidade incurável, que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada, pois pode-se retardar o seu avanço. Grande parte das suas vítimas são pessoas idosas – acima de 65 anos. Talvez, por isso, a doença tenha ficado erroneamente conhecida como “esclerose” ou “caduquice”.

Células se deterioram (neurônios) de forma lenta e progressiva, provocando uma atrofia do cérebro. Em consequência, a memória e o funcionamento mental são afetados, além de mudanças de humor e desorientação no tempo e no espaço.

Caracteriza-se por esquecimentos progressivos: iniciando com a chamada memória curta, também denominada memória recente; em seguida, o quadro vai agravando-se e o doente começa a perder a lembrança de fatos mais distantes no tempo, ou seja, a memória longa ou distante; ao final, perde-se a chamada memória da rotina, e o paciente não consegue mais desenvolver tarefas triviais do cotidiano sem a ajuda de outrem.

É como viver em um casarão todo iluminado e, aos poucos, lâmpadas começarem a falhar em função do uso continuado, cômodo por cômodo, até a escuridão total.

Na visão do Espiritismo a doença se caracteriza como provação/expiação, como se pode confirmar por esses textos:

A alienação mental, sob qualquer aspecto considerada, não deixa de ser áspera provação necessária ao restabelecimento da paz no Espírito rebelde. (2)

Chama-me a atenção, porém, na atualidade, a alta estatística de portadores do mal de Alzheimer, padecendo de lamentável degeneração neuronal, em processo expiatório aflitivo para eles mesmos e para os familiares, nem sempre preparados para essa injunção dolorosa. (3)

Entre os principais sinais e sintomas do Alzheimer podemos relacionar:

    • Falta de memória para acontecimentos recentes;
    • Repetição da mesma pergunta várias vezes;
    • Dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos;
    • Incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas;
    • Dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos;
    • Dificuldade para encontrar palavras exprimindo ideias ou sentimentos pessoais;
    • Irritabilidade, suspeição injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento. (4)

Embora a doença não apresente cura, no momento, pode-se atuar para retardar os seus efeitos por meio de uma série de atitudes na vida presente, mesmo cientes de que nossas condutas em existências anteriores já tenham gravado em nosso perispírito certas necessidades que se expressam agora por meio de provas e expiações. Algumas destas providências são:

    • Trabalhar a rigidez de caráter, evitando posturas inflexíveis e conservadoras;
    • Tentar superar sentimentos de culpa, pois a vergonha atormenta o faltoso;
    • Orar e vigiar para não ser aprisionado em processos obsessivos graves;
    • Buscar a superação da depressão, caso exista, eliminando também sentimentos doentios, tais como o ódio e a mágoa;
    • Manter uma vida social saudável evitando o isolamento e o sedentarismo;
    • Ler e estudar sempre, mantendo a mente em atividade constante…

Além dessas medidas de prevenção, caso o quadro da doença já tenha se instalado, os familiares podem lançar mão de terapias espirituais:

    • Frequência à casa espírita;
    • Recepção do passe magnético e da água fluidificada.

A prática do Evangelho no Lar – prevenção e terapia -, também é de importância capital, bem como o incentivo continuado ao estudo do Espiritismo, visando obter esclarecimentos sobre questões ligadas à culpa e ao remorso, tanto quanto sobre as variadas formas da instalação de processos obsessivos.

Rogério Miguez

Referências:
(1) https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/dementia – Acesso em: 24/06/2024;
(2) FRANCO, Divaldo Pereira. Entre dois mundos. Pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda. ed. 3. Salvador/BA: LEAL, 2004. Parasitoses Físicas. cap. 15;
(3) FRANCO, Divaldo Pereira. Transtornos Psiquiátricos e Obsessivos. Pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda. ed. 1. Salvador/BA: LEAL, 2008. As obsessões sutis e insidiosas. cap. 7; e
(4) https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/alzheimer – Acesso em: 24/06/2024.

Rogério Miguez
Rogério Miguez

Trabalhador da Doutrina Espírita desde a Mocidade, tendo atuado no estado de Rio de Janeiro em algumas Casas e, atualmente, em São José dos Campos/SP nos Centros Amor e Caridade, Jacob e Divino Mestre. Colabora em Cursos, Exposições, Atendimento Fraterno e Passes, sendo articulista dos periódicos Reformador e Revista Internacional de Espiritismo.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?