Deus,Espiritismo

235 visualizações

Sigamos para Deus

setembro 25, 2024

A incompreensível dinâmica da vida universal, em suas infinitas e infindáveis alternativas, atesta a grandeza de uma Inteligência Suprema, que a tudo coordena de forma absolutamente perfeita, e a essa inteligência chamamos de Deus.

É urgente e importante que nos renovemos pelo psiquismo Divino que está derramado por todo o universo. Embora as toxinas pestilentas do pessimismo, da desesperança, da falta de fé, trabalhem para instalar na sociedade o estado de desespero, amargura desânimo etc., quanto ao futuro, não caiamos nessa nefasta armadilha das trevas.

Sustentemos os nossos sonhos de uma vida de alegrias e conquistas, irrigando o pensamento com os valores saudáveis da coragem e da confiança irrestrita em Deus que é o Criador de tudo e de todos, soberanamente Justo e Bom, que é a inteligência suprema e que nos deu a vida para a conquista da paz e da pureza espiritual.

Procuremos encontrar motivos para evitar a irritação, a blasfema, a reclamação, a inconformação, que nada de positivo podem nos propiciar, e sigamos nossa caminhada trabalhando e agindo mantendo nossas atitudes em consonância com as Leis Naturais sublimes e saudáveis, emitindo pensamentos positivos que constituem força criadora e renovadora da qual não prescindimos.

Poucos de nós atentamos para o fato de que as Leis Divinas que regem os destinos das criaturas na Terra, estabelecem que tudo aqui semeamos, teremos que colher, não importando em que época e em quais condições. Assim quem opera no bem, será pelo bem acolhido, guiado, abençoado. Aqueles que se dedicam às ações sombrias serão pelas sombras dirigidos, perdendo a lucidez, afundando-se na perturbação e arrastados pelas trevas ao infortúnio.

Estamos reencarnados justamente para enfrentar nossas necessidades de crescer e prosperar em todos os sentidos e para que isso ocorra, a vida nos propõe as necessárias lições que nos farão adquirir forças e experiências para o enfrentamento de outras muitas lutas que por certo chegarão, visto que a Terra é a nossa oficina de trabalho redentor.

É para o enfrentamento dos desafios que o progresso espiritual exige, que Deus nos concede na medida de nossas capacidades e possibilidades, equipamentos que representam as ferramentas de que nos serviremos para vencer as barreiras adredemente preparadas para o momento pois, certamente estamos capacitados para a conquista da vitória na quitação de nossas infrações perante a Lei de amor e caridade.

Importante não esquecer que ninguém terá privilégios ou benesses particular, pois sendo Deus a verdadeira justiça, a todos concede as mesmas possibilidades, deixando a cada indivíduo o esforço do trabalho e a responsabilidade de seus atos, quem mais cedo começar a jornada pelo caminho do bem, mais cedo alcançará seu sagrado objetivo.

“Se Deus houvesse isentado do trabalho do corpo o homem, seus membros se teriam atrofiado; se o houvesse isentado do trabalho da inteligência, seu espírito teria permanecido na infância, no estado de instinto animal. Por isso é que lhe fez do trabalho uma necessidade e lhe disse: Procura e acharás; trabalha e produzirás. Dessa maneira serás filho das tuas obras, terás delas o mérito e serás recompensado de acordo com o que hajas feito. 4. Em virtude desse princípio é que os Espíritos não acorrem a poupar o homem ao trabalho das pesquisas, trazendo-lhe, já feitas e prontas a ser utilizadas, descobertas e invenções, de modo a não ter ele mais do que tomar o que lhe ponham nas mãos, sem o incômodo, sequer, de abaixar-se para apanhar, nem mesmo o de pensar. Se assim fosse, o mais preguiçoso poderia enriquecer-se e o mais ignorante tornar-se sábio à custa de nada e ambos se atribuírem o mérito do que não fizeram. Não, os Espíritos não vêm isentar o homem da lei do trabalho: vêm unicamente mostrar-lhe a meta que lhe cumpre atingir e o caminho que a ela conduz, dizendo-lhe: Anda e chegarás. Toparás com pedras; olha e afasta-as tu mesmo. Nós te daremos a força necessária, se a quiseres empregar.”
O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XXV, itens 3 e 4.

Urge investirmos maiores esforços na compreensão de que tudo que nos acontece de bom ou de mal, está sob as vistas do Criador, que se nos permite sofrer alguns revezes, também nos tem proporcionado os meios para o alcance da vitória e da libertação dos nossos débitos perante a consciência cósmica, em busca da paz e da pureza a que estamos destinados.

Francisco Rebouças 

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?