Página InicialTextos EspíritasO bem que faz bem

401 visualizações

O bem que faz bem

abril 17, 2015

divaldo_franco_menorNestes dias afligentes, de consumismo exagerado e de objetivos nem sempre relevantes, vale a pena uma reflexão em torno do sentido psicológico da existência humana. Jesus, na sua condição de psicoterapeuta extraordinário, falou-nos de dois caminhos que conduzem à felicidade.

O primeiro manifesta-se parabolicamente como a “porta larga” das facilidades humanas, que se encarrega de conduzir ao ápice do glamour, do sexo, do poder, facultando o desfrutar de todos os possíveis prazeres. O segundo está no símbolo da “porta estreita”, que é constituído de introspecção para entender a finalidade da jornada terrestre, utilizando-se do amor ao próximo e do compromisso de somente fazer aquilo que gostaria que lhe fosse feito.

Como consequência, estabelece que o primeiro, embora, encantador é cheio de incertezas, frustrações, desencantos e desdita, isto quando não ocorre a saturação do vazio existencial. Portanto, essa é uma porta falsa, ilusória, que leva ao desar. O segundo, caracterizado pelos valores ético-morais de renúncia e de bondade, de abnegação e serviço fraternal, enriquece o ser, que desfruta de saúde e de bem-estar, assinalando o transcurso carnal com alegria inefável de viver.

Chamemo-los, numa linguagem moderna, como satisfação dos instintos, de sabor momentâneo e fugaz, aquele pelo qual se atravessa pela porta larga, enquanto, o outro, o da porta estreita, é rico de experiências iluminativas, de enternecimento e de vitórias sobre as paixões primárias em predomínio perturbador. Poderemos demostrar essa assertiva no trabalho que vem sendo realizado pelo Centro Espírita Caminho da Redenção, seus fundadores e dedicados servidores, criado no dia 7 de setembro de 1947.

Após 66 anos de atividades beneficentes, tem liberado do crime, da loucura, da degradação mais de uma centena, de milhares de vidas que lhe buscaram o apoio, ansiosos pela própria cidadania. Parabenizamos todos aqueles que se entregam à construção do bem que sempre faz bem.

Divaldo Franco

Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 15/09/2013.

Divaldo Franco escreve quinta-feira, quinzenalmente.

Achou interessante? Envie um e-mail ou ligue para os nºs abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal.
Central Telefônica: (71) 3340 – 8500 –
Redação: (71) 3340 – 8800
Email – opiniao@grupoatarde.com.br

Nota do Editor:

Imagem disponível em <http://especial.caritas.org.br/wp-content/uploads/2012/11/solidariedade-600×402.jpg>. Acesso em 17ABR2015. Foto-montagem com a foto de Divaldo Franco.

Divaldo Pereira Franco
Divaldo Pereira Franco

Divaldo Pereira Franco é natural de Feira de Santana, Bahia, Brasil, reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores espíritas da atualidade, fundou, juntamente com seu fiel amigo Nilson de Souza Pereira, o Centro Espírita Caminho da Redenção e a Mansão do Caminho, que atendem a toda a comunidade do bairro de Pau da Lima, em Salvador, beneficiando milhares de doentes e necessitados.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como