848 visualizações

A ajuda dos céus

dezembro 3, 2017

Ajudem-se que o Céu os ajudará.(1)

Os Espíritos não vêm isentar o homem da lei do trabalho; eles vêm lhe mostrar a meta a ser atingida e o caminho que conduz a ela, dizendo-lhe: Ande e você chegará, e a pedra que encontrar no caminho, você mesmo terá que afastar”. Porém, nós lhe daremos a força necessária, se quiser utilizá-la em benefício próprio. (1 )

Nós, pais criamos os nossos filhos com o amor que sabemos dar, alimentando-os, provendo-os materialmente, educando-os, enfim, fazendo tudo o que está ao nosso alcance para que eles aprendam a andar com as próprias pernas, tomando os caminhos que eles mesmos  decidiram quando atingem a maturidade. Mas sabemos que quando eles enfrentam os problemas da vida, só podemos dar o suporte emocional e, às vezes, material, pois compete a eles a solução dos mesmos.

Os pais equilibrados tomam essa atitude que, instintivamente,  copiaram da de Deus para conosco, Seus filhos.

As dificuldades que temos na vida, muitas vezes já sabemos, são para o nosso próprio progresso, mas quem pensa nisso quando está passando  por elas, em desespero? Poucos.

A nossa tendência é lamuriar-nos e fugirmos daquela dor ou sofrimento, não a aceitando.

É interessante como fugimos da dor até num simples exercício físico numa aula de pilates. O instrutor explica como deve ser feito o exercício e lá estamos nós fazendo do modo mais fácil para que o músculo trabalhado não doa tanto. Aí ele, atendo, aproxima-se,  nos coloca na posição correta e dói muito. Temos de resistir essa dor até que o músculo seja alongado para  nos dar mais agilidade e força. Mas mesmo sabendo disso, na hora da dor, tentamos instintivamente fugir dela.

Muitos casamentos terminam porque as pessoas não querem sofrer mais. São imperfeitos que acham que têm condições de acharem um ser perfeito. Não existe isso na atual situação de nosso planeta. Eles provavelmente terão um outro relacionamento com os mesmos sofrimentos e dificuldades, pois ali faltou novamente o exercício da tolerância, paciência, gentileza, generosidade e benevolência para com o outro. Faltou a água humilde que umedece a terra diariamente  e que, com o tempo, faz brotar  a flor.

Os espíritos bons  estão constantemente nos auxiliando, temos que afinar a nossa sintonia com eles para termos os famosos  “ouvidos de ouvir e olhos de ver”. Já sabemos que orar e esforçar-se para ser uma pessoa melhor, com pensamentos saudáveis, são as chaves para sutilizarmos a nossa intuição. Essa é a parte do “ajuda-te que os céus te ajudarão”.

Das provas difíceis, provêm os maiores méritos.  As grandes invenções da humanidade foram graças aos homens e mulheres que sacrificaram muitas horas de lazer e repouso, de convívio familiar para estudarem e pesquisarem. Allan Kardec passou muitos sacrifícios, enfrentou doenças, dificuldades,  mas esforçou-se para conseguir editar as obras da codificação que Jesus lhe solicitou e que hoje é a nossa salvação. Todos sabemos dos problemas de saúde e das dificuldades de Chico Xavier até o desencarne, mas deixou as obras maravilhosas psicografadas e um legado de caridade, pois confiou e esforçou-se sempre. Sabemos das dores que  Divaldo Franco enfrenta até hoje, mas nem por isso desiste e continua sua obra de caridade na Mansão do Caminho e fora dela,  semeando a Doutrina pelo planeta. Não tem sido fácil para ele, mas ele nos mostra a perseverança e a fé a cada pedra que ele remove de seu caminho.

O progresso intelectual deste planeta foi feito pelo esforço de muitos, de muito trabalho e suor, e nosso progresso moral não se fará por menos. Só que este é mais complexo, pois exige corações corajosos, que tirem as próprias pedras com o esforço e labuta, que reconheçam e iluminem sua própria sombra com esperança e fé, em sintonia com os bons espíritos, orando e vigiando os pensamentos.

Jonhan Goethe em sua famosa frase, já nos alertava da ajuda espiritual que recebemos e do potencial humano de acessar a fonte interior: Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor. Ele definiu o segredo do sucesso.

Existe uma plêiade de espíritos torcendo por nós aqui na Terra. A cada dificuldade eles vibram e nos dizem: “Vai em frente, amigo, nós te amamos e acreditamos em ti. Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance por ti. Tu és forte, tens um diamante a ser lapidado com o teu esforço. És destinado à luz e vida eterna.”

O que mais poderemos querer?

Maria Lúcia Garbini Gonçalves

Referência:
KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.25, 1.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <http://www.nossolarofilme.com.br/> Acesso em: 03DEZ2017.

Maria Lúcia Garbini Gonçalves
Maria Lúcia Garbini Gonçalves

Tradutora, mora em Porto Alegre/RS, estudante da Doutrina Espírita, trabalha no Grupo Espírita Francisco Xavier como médium.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?